Ao amigo leitor - All'amico lettore

Caro amigo virtual, bem vindo ao Scritturistico. Se gostou, por favor, divulgue aos outros. Se nao, sinta-se a vontade para escrever-me, através do email: nilferitaly@gmail.com

Caro amico virtuale, benvenuto allo Scritturistico. Se ti è piaciuto, sei pregato di divulgare agli altri. Se non, sei libero per scrivermi, attraverso l'email: nilferitaly@gmail.com

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O HOMEM QUE MORREU POR CAUSA DE UMA VIRGULA

(extraido do blog de Vanderlea Oze)*

Em um reino distante, há muito tempo atrás, havia um rei que mudava constantemente de humor. Nos dias em que ele estava mal humorado, não poupava castigos aos serviçais que lhe desagradassem por qualquer motivo. Em um desses dias, um pobre copeiro, tropeçou quando ía servir o vinho e acabou derramando o cálice no chão. O rei ficou tão furioso que lhe mandou imediatamente para o calabouço e que fosse enforcado em seguida. Passados alguns dias, o carcereiro, penalizado com a situação de ver um pobre copeiro indo para a forca, enviou ao rei um bilhete com a seguinte pergunta: "Sua majestade, devemos soltar o copeiro?"

Ao que o rei respondeu também por escrito: "NÃO, ENFORQUEM O COPEIRO".
No dia seguinte o copeiro foi enforcado. Passados mais alguns dias o rei se lembrou do bilhete e pediu que o copeiro comparecesse para servi-lo. O carecereiro estranhou o pedido e foi falar com o rei: "Perdoe-me Majestade, mas o copeiro foi enforcado conforme suas ordens"
O rei, sem entender nada, pediu que o carcereiro lhe apresentasse o bilhete, e após lê-lo respondeu: "Hummm. Mas minha resposta foi: NÃO ENFORQUEM O COPEIRO! Não deveria ter colocado esta vírgula aqui!!!"
E assim, um pobre homem inocente morreu por causa de uma vírgula colocada indevidamente!

A vírgula é mesmo importante! Veja abaixo a campanha dos 100 anos da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) sobre o assunto:

A vírgula pode ser uma pausa…ou não.
NÃO, ESPERE.
NÃO ESPERE.

Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.

Pode ser autoritária.
ACEITO, OBRIGADO.
ACEITO OBRIGADO.

Pode criar heróis.
ISSO SÓ, ELE RESOLVE.
ISSO SÓ ELE RESOLVE

E vilões.
ESSE, JUIZ, É CORRUPTO.
ESSE JUIZ É CORRUPTO.

Ela pode ser a solução.
VAMOS PERDER, NADA FOI RESOLVIDO.
VAMOS PERDER NADA, FOI RESOLVIDO.

A vírgula muda uma opinião.
NÃO QUEREMOS SABER.
NÃO, QUEREMOS SABER.

Uma vírgula muda tudo!

Experimente colocar a vírgula nessa frase:

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO A SUA PROCURA.

Se você é mulher, certamente colocou a vírgula depois da palavra MULHER. Se você é homem, colocou a vírgula depois de TEM. 



         * Vanderléa Oze é uma grande amiga minha, formada em Letras com habilitaçao em Ingles, e professora da rede Estadual de Ensino, em Cuiabà/MT. Seu blog é destinado à publicaçao de textos, trabalhos e recursos didàtico-pedagògicos referentes à àrea de linguagem, nas disciplinas de lingua portuguesa e inglesa, para todos que apreciam a Educação e se interessam em desenvolvê-la com criatividade, mas sobretudo, aos seus alunos, como um recurso tecnológico para a ampliação de temas trabalhados na sala de aula. http://vanderlea-oze.blogspot.com/ (compartilhando saberes).


Um comentário:

  1. Muito interessante, sério, cultural e engraçado, tudo, ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir