Ao amigo leitor - All'amico lettore

Caro amigo virtual, bem vindo ao Scritturistico. Se gostou, por favor, divulgue aos outros. Se nao, sinta-se a vontade para escrever-me, através do email: nilferitaly@gmail.com

Caro amico virtuale, benvenuto allo Scritturistico. Se ti è piaciuto, sei pregato di divulgare agli altri. Se non, sei libero per scrivermi, attraverso l'email: nilferitaly@gmail.com

domingo, 25 de dezembro de 2011

JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS

(Texto de autoria de Nilton Marchesini, com as biografias de
Johannn Sebastian Bach e Gioia Junior compiladas de algun sites da internet.
As duas poesias sao desses respectivos autores. )

Hoje é natal. Mas a Biblia nao fala nada sobre o natal de muitos. Isto mesmo, nao faz nenhum comentàrio sobre o Papai Noel, que muitos veem como o sìmbolo do natal. Também nao faz nenhum comentàrio sobre a àrvore e seus enfeites. Nao fala sobre a troca de presentes, nao diz nada sobre as mesas fartas de comida, e muito menos das viagens para o reencontro de parentes e a festa em familia. Para muitos, natal é tudo isto, ou somente isto. E sobre este natal, realmente, a Biblia nao faz nenhum comentàrio mesmo.
Mas se tirarmos tudo isto do natal, ainda sobra uma coisa. Sobra a ùnica coisa que é realmente o natal. Sobra a essencia. Sobra a festa espiritual. Sobre este natal, sim, a Biblia tem muito a comentar. Natal é a festa da celebraçao do perdao de Deus para a humanidade. O perdao do pecado que nos separava do Criador celestial. O propòsito da vinda de Cristo a esta terra é exatamente este. Restaurar o elo quebrado entre nòs e Deus, coisa que nenhum ser humano e nenhuma açao humana conseguiria fazer.
A verdade sobre este natal està contida em quase todas as paginas do Novo Testamento: Deus nos amou e deu o Seu filho unigenito para nos resgatar de volta para Ele. Mas o pecado enraizado no coraçao humano nao permite a muitos de entenderem que isto, e somente isto, é natal. Todavia, quando alguem permite que o Espirito Santo toque em seu coraçao, esse alguem tem os olhos da fè abertos para entender essa mensagem de salvaçao e de consequencia, convida esse Jesus Salvador, para ser o Senhor de sua vida, e o louva com suas palavras, açoes e talentos.
Uma dessas pessoas que entendeu essa mensagem e viveu para louvar a Cristo, foi Johann Sebastian Bach (Alemanha, 1685 -1750). Nasceu em uma família de longa tradição musical, mostrando bem cedo, possuir talento e logo tornou-se um músico completo. Sua habilidade em construir e tocar órgão foi amplamente reconhecida e se tornou legendária, Também tinha grandes qualidades como maestro, cantor, professor e violinista, mas como compositor recebeu aprovação limitada, mas sua recuperação iniciou no século XIX e desde então seu prestígio não cessou de crescer e muitos o vêem como o maior compositor de todos os tempos.
Bach foi um dos mais prolíficos compositores do ocidente. Elaborou milhares de composiçoes, entre peças, sonatas, recitas e outros projetos, em sua maioria absoluta, sacras e de ocasiao, mas foram as cantatas o grosso de sua produçao, chegando a quase 1200.
Apesar de ter nascido em uma familia de anabatistas (uma denominaçao protestante), sempre foi um luterano devoto e nenhuma análise de sua obra será completa sem levarmos em conta a sua profunda religiosidade. Em muitas partituras encontram-se as inscrições "Jesu juva" (Ajuda, Jesus!) ou "Soli Deo gloria" (Para a glória de Deus, somente); e grande parte de sua produção para órgão nasceu com a função de ser executada durante o culto religioso. A principal dentre essas intenções era apresentar o caráter dinâmico da experiência religiosa num programa didático sequencial de afetos e formas com que o ouvinte comum pudesse se identificar, criando uma ponte entre as Escrituras e a fé, à luz, naturalmente, da tradição hermeneutica protestante fundada por Lutero.
Uma de suas obras mais famosas foi a cançao: "Jesus alegria dos homens" (Jesus bleibet meine Freude) que é o coral final da cantata "Herz und Mund und Tat und Leben" (Coração e Boca e Ações e Vida, numa tradução livre), escrita por ele em co-autoria com Johann Schop.
Bach foi inspirado por Deus para compor esta música, que fala profundamente ao nosso coração. É impossível não se comover com a melodia, muito menos ao ler a letra, que exprime com maior profundidade, a fé inabalável que Nosso Senhor nos acompanha em todos os momentos.
A versao original é, obviamente, em alemao, mas a versao brasileira mais conhecida é a que foi traduzida do ingles, e que difere um tanto, do que seria a traduçao original. Quem quiser maiores detalhes sobre essas traduçoes, pode conferir no Wikipedia, em ingles (pois nao consegui encontrar em portugues, nem em italiano), sob o titulo, "Jesu, Joy of man's desiring", cujo link é:
http://en.wikipedia.org/wiki/Jesu,_Joy_of_Man%27s_Desiring
Neste outro link, invés, podemos ver e ouvir a execuçao desta musica, em ingles, por um grupo feminino (Celtic Woman), com a traduçao legendada em portugues.

Em todo caso, aqui vai a letra da primeira parte da cançao, como traduzido do video:

JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS
(Johann Sebastian Bach)

Jesus, alegria dos homens
A sabedoria santa,
O mais brilhante amor.
Desenhadas por Ti
Nossas almas aspirantes
Emanam a luz incriada.
A Palavra de Deus
Em carne se fez.
Com o fogo
Da vida cheia de amor
Lutando ainda
Para conhecer a Verdadde
Que emana e morre
A redor do Vosso trono.

Mas o Brasil também ofereceu ao mundo um outro grande nome. Nao mundialmente famoso quando Bach, todavia, tao devoto a Deus quanto o primeiro. Seu nome é Gioia Junior. Rafael Gioia Martins Junior, nascido em 1931 (Campinas) e morto ha poucos anos (Sao Paulo), foi um verdadeiro cristao evangélico da denominaçao Batista que se destacou no cenário do evangelismo brasileiro e na poesia cristã brasileira. Poeta, jornalista, radialista, político e professor universitário. Escreveu muitos livros, todos esgotados, dentre os quais: “Cantico Novo", “Menino Pobre”, “Aparecem as Flores na Terra”, “Estàtuas de Sal”, “Canto Maior” e “Bem me Quer”.
Foi membro ilustre da Igreja Batista de Vila Mariana/SP. e, em certa ocasião, Orador Oficial da Convenção Batista Brasileira. Político de honra ilibada, soube conciliar vida pública com religião e poesia ao mesmo tempo.
Com seus versos cheios de emoção e mesclados de humanidade, simplicidade e saudade, fez sucesso na Televisão e no Rádio, com seus programas e quando declamava suas poesias, entre as quais, “Oraçao da Maçaneta”, “Fica, Senhor, Comigo!”, “Gangorra”, “A Casa Branca” e "Minha Gente".
No entusiasmo do seu amor a Deus, Gióia Júnior trouxe a poesia do coração, uma poesia inspirada, harmônica, jorrando livre como a fonte, falando de fé, de esperança, de amor e de alegria.
Uma outra poesia sua, muito famosa, tem também o nome de "Jesus, Alegria dos homens". Muito provavelmente, porque, foi inspirada a partir desta cançao de Bach. É uma poesia belissima, que exalta o Senhor da Criaçao, que se fez carne e habitou entre nòs, e que neste dia de natal, vale a pena rele-la, ou conhece-la, para quem ainda nao a conhecia. Se for possivel, é aconselhavel ler esta poesia ao som da melodia homonina de Bach, para uma melhor assimilaçao da poesia.

JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS
Gióia Junior

Nesta hora de incerteza, de cansaço e de agonia,
Nesta hora em que, de novo, a guerra se prenuncia,
Neste momento em que o povo não tem rumo, nem tem guia;
Ó Jesus, agora e sempre Tu és a nossa alegria!

Nesta hora seca e torpe, de vergonha e hipocrisia,
Quando os homens apodrecem nos banquetes e na orgia,
Qesta hora em que a criança atravessa a noite fria;
Tu és a nossa esperança, Tu és a nossa alegria!

Alegria manifesta, que brotou e se irradia
De uma simples e modesta e sublime estrebaria,
Alegria nunca ausente,
Alegria onipotente
Que palpita para o crente
E faz dele um novo ser;
Alegria cristalina,
Doce, mística, divina,
Que nos toma e nos domina
E nos enche de poder.

Tu és a nossa alegria! Santa alegria, Senhor,
Que nos une e nos separa e nos fecunda de amor!
Por isso cantamos hinos, temos prazer no louvor,
Até nas horas escuras do afastamento e da dor.

Cantai, ó povos da terra!
Trazei harpas e violinos,
Oboés, cítaras, guitarras,
Harmônios, címbalos, sinos,
Clavicórdios e fanfarras,
Coros de virgens e mártires,
De meninas e meninos!

Cantai, ó povos da terra!
Trazei avenas e tubas, flautas, flautins,
Clarinetas, celos, clarins e tambores
E metálicas trombetas e puríssimos cantores!

Cantai, ó povos da terra!
Trazei pássaros e fontes, bulícios, rios e ventos,
Rochas, árvores enormes, alvos lírios orvalhados, palmas viçosas luzindo,
Sons da noite, vozes múltiplas dos animais e das águas,
Das pedras e dos abismos, das florestas intocáveis
E dos mundos subterrâneos, sons da madrugada clara:
Estalos de galhos verdes. Doces ruídos domésticos: talheres e louças brancas.
Sons de fábricas, ruídos de teares e bigornas, de madeiras e metais,
Passos pesados de botas de militares eretos,
Passos macios e quentes de rosadas colegiais.

Cantai, ó povos da terra!
Cantai de noite e de dia,
Na tarde pesada e morna,
Na manhã ágil e fria,
Na aflição, ou na ventura,
Ao nascer, ou na agonia:
Jesus - Senhor dos senhores,
Tu és a nossa alegria! Tu és a nossa alegria! Tu és a nossa alegria!

O unico video do you tube em que encontro a declamaçao desta poesia, tendo como mùsica de fundo a referida melodia, é este aqui:

E Viva Jesus, alegria dos homens! Minha alegria!

Nilton Marchesini

Nenhum comentário:

Postar um comentário