Ao amigo leitor - All'amico lettore

Caro amigo virtual, bem vindo ao Scritturistico. Se gostou, por favor, divulgue aos outros. Se nao, sinta-se a vontade para escrever-me, através do email: nilferitaly@gmail.com

Caro amico virtuale, benvenuto allo Scritturistico. Se ti è piaciuto, sei pregato di divulgare agli altri. Se non, sei libero per scrivermi, attraverso l'email: nilferitaly@gmail.com

domingo, 12 de fevereiro de 2012

WHITNEY HOUSTON, ELVIS PRESLEY E A PERGUNTA QUE NAO QUER CALAR!

(texto de Nilton Marchesini)


             A noticia foi veloz. Correu todo o mundo. Tao veloz como dràstica: Whitney Houston foi encontrada mortaem um hotel de Beverly Hills (California-E.U.A), presumivelmente, afogada na banheira.
Havia 48 anos, e por ironica coincidencia do destino, morreu às vesperas da cerimonia do Grammy Award, o Oscar da musica, que em 1986, a havia consagrada como a nova rainha do soul pop mundial, quando ela havia somente 23 anos de idade.

Whitney Houston e Elvis Presley tem muita coisa em comum.
Bem mais do que haviamos jamais pensado.

Mas sua historia de amor pela musica começou bem antes disto. Começou dentro de uma igreja Batista no Estado de New Jersey (EUA). Originalmente, ela cantava somente para Jesus. Cantava louvores a Deus no coral da sua igreja. Sua mae era uma grande cantora gospel e importante voz da tradiçao "black" e seu pai havia sido, por um tempo, dirigente de um coro gospel.
Sua voz era um dom de Deus. Mas ela trocou de altar e a adoraçao a Deus perdeu o lugar para a adoraçao a si mesma. Foi apresentada ao mundo e gostou disto. E do mundo nao saiu mais. Teve um exòrdio fulgurante e jà com o primeiro album, em 1985, se tornou uma star mundial. Outros dois albuns e ela era jà uma rainha absoluta e incontestàvel. Estrrelou em um filme que fez relativo sucesso, ao lado de Denzel Washington, e logo depois veio outra grande propulsao em sua carreira: o filme "O guarda-costas", onde contracenou com Kevin Costner, e fez explodir de sucesso a sua cançao: "I will always love you", que bateu o record de album mais vendido de todos os tempos. Sem falar ainda, do sucesso do proprio filme, que lotou os cinemas do mundo inteiro.
Os seus caches se tornaram milionarios. Em tudo, fora os shows, vendeu quase 190 milhoes de còpias de seus discos. Entrou para o Guinness Records como uma das mulheres mais premiadas da historia da musica e a artista (feminina) mais famosa de todos os tempos. E nao era sem razao. Sua voz era excepcional e sua tecnica era "sobrenatural", com uma elasticidade vocal capaz de cantar praticamente qualquer coisa. Venceu seis Grammy Awards e 22 American Music Awards, sendo um record absoluto, e também a revista Rolling Stones a inseriu na lista dos 100 maiores cantores de todos os tempos. Juntamente com Michael Jackson, detém o record de artista de cor de maior sucesso de todos os tempos. Conseguiu classificar sete "singles" consecutivos em primeiro lugar, batendo o record anterior que era de Diana Ross e dos Beatles.
Mas tudo o que sobe, desce. E seu estrelato também. O mundo viu a sua esplendorosa ascensao e viu também a sua terrivel e vertiginosa queda:

  • Seu matrimonio falido desde antes do inicio, pois se casou contra a vontade de seus pais, e nao durou mais do que alguns anos;
  • Seu relacionamento falido com outros homens antes do casamento, entre eles, com Eddie Murphy;
  • Os chocantes relatorios de sua toxico-dependencia, que foram objeto de um reality show nos EUA.;
  • A humilhaçao de ver o gossip publicando sua imagem, de outrora radiante beleza transformada em uma quase mendiga, desleixada;
  • Percursos falidos de reabilitaçao; tentativas fracassadas de voltar a realizar tournes, com concertos anulados e tristes performances;
  • Seu envolvimento em uma causa legal contra seu proprio pai e manager, que a havia fato causa por uma cifra de cem milhoes de dolares;
Triste epilogo de uma recorrente historia de famosos mortos no quarto de um hotel. De certo modo, um desastre nao de tudo inesperado, para ela que teve uma historia musical fora do comum, cujos traços sao inegaveis. Crack, cocaina e maconha, além do desmedido uso de psicofarmacos. As mesmas drogas que a estimulavam a cantar, foram as que estragaram a sua voz e destruiram a sua vida. Nao foi comprovado se é verdade que foram encontrados alguns frascos de pilulas de drogas no quarto do hotel, mas apenas uma prescriçao de psicofàrmacos e muito de bebida alcoòlica.
Agora o seu nome se soma ao elenco infinito de catastrofes humanas que, como uma terrivel maldiçao, tem ceifado os melhores talentos da musica secular. Dentre esse infino elenco, cito Elvis Presley. Um lindo rapaz de olhos azuis, que bem cedo foi coroado "rei", mas que com o tempo, havia uma tristeza estampada no rosto, que era mais nitida que sua beleza ou sua fama.
Voce sabe o que ambos tem em comum? Muitas coisas:

O caso de Houston e Presley faz surgir uma pergunta. A pergunta que nao quer calar!

  • ambos começaram sua carreira musical cantando dentro de uma igreja, louvando ao Senhor;
  • ambos trocaram os caminhos do Senhor pela estrada do sucesso pessoal;
  • ambos tiveram um sucesso fenomenal;
  • ambos tinham uma voz maravilhosamente bela;
  • ambos tiveram suas vidas sucumbidas pelas drogas e psicofarmacos;
  • ambos tiveram casamentos fracassados;
  • ambos tinham milhoes de fas, mas viviam em completa solidao;
  • ambos eram infelizes, pois haviam perdido a verdadeira alegria da vida: Jesus;
  • ambos poderiam ter vivido mais, e mais feliz, se tao somente tivessem continuado nos caminhos do Senhor;

Desses dois episòdios, podemos concluir que:

  1. Ambos morreram de um modo lamentàvel, embora tivessem começado bem a carreira. Muitos anos ja se passaram e a frase ainda recoa: "Elvis nao morreu". Mas nao é verdade. Ele morreu, sim. Apesar de terem crescido em uma igreja evangélica, nao aplicaram à sua vida, os ensinos do apòstolo Paulo, o qual disse, ao final de sua vida, que havia combatido o bom combate e terminado bem a carreira, por nao ter jamais abandonado a sua fè (II Timoteo 4:6-8). Serà que vale a pena ter uma carreira como a deles, se o final também serà como o deles? Serà que vale a pena abandonar a fè em troca de algo que nao poderà levar consigo do outro lado da vida? Serà que vale a pena trocar os tesouros perenais e eternos no lar celeste por maior que seja a fama e a riqueza, se nada disto conta como meios para a salvaçao da propria alma?
  2. Eles nao foram os unicos a terem uma historia assim. Quantos outros famosos também nao estao no mesmo carrossel dos que tiveram um fim pior do que o começo? Famosos ou anonimos, quantos nao abandoram os caminhos da fé para trilhar os passos da perdiçao eterna? Talvez até eu e voce teriamos tido o mesmo fim, se tivessemos o talento que eles tinham. Talvez o nosso circulo do sucesso seja bem mais restrito, mas quem nao garante que por bem menos jà nao pensamos tantas vezes em algum sucesso ou fama, ou os prazeres consequentes destes fatores, em detrimento de nos deixarmos ser usados pelo Espirito Santo de Deus? Afinal de contas, ninguem pode dizer que nao gosta de ser elogiado, reconhecido, aplaudido, bajulado, rico, famoso, etc. De Elvis e Houston todos nòs temos um pouco, ainda que negemos veementemente. Nao que seja pecado ter sucesso, ou ter riqueza, ou que nada disto provenha de Deus, mas quando alguém tira de Deus a prioridade de sua vida, nao importa o quanto ganhe, por onde passe ou o que faça, seu fim serà sempre amargo, por ter voltado as costas para Deus. Saul foi outro que começou bem, mas teve um amargo fim. Perdeu o trono de Israel, perdeu a dinastia, perdeu o temor a Deus, perdeu a vida. Valeu a pena? Absolutamente, nao!
  3. Talento, beleza, sucesso, dinheiro, sexo, fama, sucesso, viagens, gloria, festas, drogas, nunca serviram e nao servem para nada. Servem muito mais para nos afastar da presença de Deus. Se nao reconhecemos que tudo o que Ele nos dà Ele o faz para que proclamemos a Sua glòria entre os homens, tudo o que temos, serà nada. Fica o exemplo, para nos servir de liçao. Serà que voce està seguindo pelo mesmo caminho deles? A Biblia também conta uma outra història, bem semelhante (Lucas 12: 16-21). A paràbola de um homem rico, que estava crescendo tanto na produçao de seus produtos agricolas, que precisou construir um outro celeiro para depositar todos os seus graos. Estava alegre, satisfeito, e jactancioso. E se preparava para gozar de sua riqueza e bens. Mas espiritualmente, era pobre. Pobre e despreparado para o dia de sua morte. Entao, a paràbola termina com um pergunta. Essa pergunta é a mesma que eu aplico a Houston e Presley. Esta é a pergunta que eu te faço, meu amigo, caso sempre tenha pensado em tudo, menos em render tua vida a Jesus Cristo. Esta é a pergunta que nao quer calar: "Louco, essa noite pedirao a tua alma, e o que tens preparado, para quem serà?"

Nilton Marchesini

Um comentário:

  1. É realmente tudo isso... só lamento que como eles muitos outros recebem seus talentos na igreja e depois vão servir a satanás. Porque aparentemente não se paga, para um músico ou cantor, na igreja. Isso tem acontecido muito no Brasil, tá ai os calouros do Raul Gil e os novos assinantes da som Livre para nos mostrar isso.

    ResponderExcluir