Ao amigo leitor - All'amico lettore

Caro amigo virtual, bem vindo ao Scritturistico. Se gostou, por favor, divulgue aos outros. Se nao, sinta-se a vontade para escrever-me, através do email: nilferitaly@gmail.com

Caro amico virtuale, benvenuto allo Scritturistico. Se ti è piaciuto, sei pregato di divulgare agli altri. Se non, sei libero per scrivermi, attraverso l'email: nilferitaly@gmail.com

sábado, 18 de fevereiro de 2012

DUAS ANALISES SOBRE O CARNAVAL


Este texto é composto de duas partes:
A – Uma anàlise Social (Uma anàsile apenas social, economica e antropològica sobre o carnaval, escrito por mim)
B - Uma Anàlise Espiritual (uma anàsile biblica, esplanada pelo meu amigo e colaborador deste blog, pastor Wagner Antonio de Araujo)

PARTE A – UMA ANALISE SOCIAL
(texto de Nilton Marchesini)

O carnaval é um bem ou um mal para a sociedade? Nao vou nem falar no fator espiritual, pois este deixo a cargo de meu amigo, pastor Wagner Araujo, o qual apresenta, logo abaixo, "20 razoes pelas quais o crente nao deve tomar parte na festa do carnaval". Vou me limitar somente ao aspecto social, politico-economico e antropologico deste evento. Serà que ele traz recursos financeiros para a naçao e para os municipios? Atrai turistas internacionais? Faz gerar a economia? Traz alegria para o povo? A resposta é um claro e maiusculo NAO a todas essas perguntas. E explico porque: Por tras da fantasia do carnaval, esconde-se uma armadilha mortal que anestesia a sociedade para que essa nao veja o visivel e nao perceba o perceptivel. Por exemplo:

  • Quem é o maior patrocinador das festas de Carnaval? O Estado ( Governo, nos seus diversos ambitos). O mesmo Estado que se lamenta nao ter dinheiro para pagar professores, a saùde pùblica, etc.
  • Quem tem as maiores despesas para dar assistencia aos bebados, aos brigoes, aos drogados, aos mortos e aos feridos do carnaval? O Estado. Sao viaturas de policia e de ambulancia para cima e para baixo, sao hospitais lotados, sao cadeias cheias, e tudo isto gera despesas e mais despesas para o Estado.
  • Quem tem que dar assistencia aos efeitos colaterais pos-carnaval? O Estado. Quantos milhares de abortos sao feitos nos dois ou tres meses sucessivos ao carnaval, por inconsequentes folioes. Quantas despesas com alimentaçao aos presidiàrios, despesas médicas, administrativas, etc, etc.
  • O carnaval gera receitas para o Estado? Nao. Nos dias do carnaval, entre feriados e "pontes", pontos facultativos e dias nao trabalhados, é incalculavel o valor que o paìs deixa de produzir, infinitamente mais do que poderia ganhar em intròitos fiscais de venda e de tributaçao comercial nos dias de festa.
  • O paìs ganha com o turismo internacional? Nao. Estando fora do Brasil hà anos, posso afirmar que 95 dos estrangeiros que vao ao Brasil para participar do carnaval, vao somente para manter relaçoes sexuais com as (e os) brasileiras, e eu mesmo sou testemunha de que muitos deles alimentam o turismo sexual infantil, pois sao inumeros os italianos (sobretudo) que ja me confessaram ter mantido relaçoes sexuais com meninas brasileiras de 12 a 15 anos por uma mixaria de dinheiro, muitas vezes com a consensciencia dos seus proprios pais. Com isto, proliferam as DST's infantis, a prostituiçao, o despacho de drogas, a pobreza intelectual e moral, etc.
Eu poderia falar muito mais sobre isto, mas prefiro apresentar um video que encerra tudo o que jà falei e ainda mais, no qual tem uma jornalista da Paraiba que faz um resumo muito insòlito sobre o carnaval, para um veiculo de comunicaçao em massa, como é a televisao. O video està linkado no meu canal do youtube, e é: (fazer "copia e cola" ou "abre link com uma outra janela" para nao sair da pàgina do blog).


PARTE B – UMA ANALISE ESPIRITUAL

(texto recebido por email, de Wagner Antonio Araujo*)

20 RAZOES PELAS QUAIS O CRENTE NAO DEVE
TOMAR PARTE NA FESTA DO CARNAVAL

  1. O Carnaval é uma festa pagã, com práticas pagãs, incorporadas no catolicismo romano. Originou-se no quarto milenio a.C, no Egito, como culto à deusa iris. Depois foi incorporado nos rituais pagaos romanos, em oferta aos seus deuses. E por ultimo, inserido no calendario da Igreja Romana, com adaptaçoes à realidade catolica, a qual mudou o seu conteudo, sem mudar a sua essencia, pois essa é o que sempre foi e o que sempre serà. "Será, porém, que, se de qualquer modo te esqueceres do Senhor teu Deus, e se ouvires outros deuses, e os servires, e te inclinares perante eles, hoje eu testifico contra vós que certamente perecereis" (Deuteronomio 8:19).
  2. É uma festa mundana, em celebração à carnalidade e à imoralidade. Jà no Egito, pintavam os rostos, dançavam e bebiam. Os deuses romanos a quem eram realizados os carnavais eram os deuses das festas, da bebedeira e do lazer. "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo" (I Joao 2:16).
  3. É uma festa de práticas vergonhosas. O povo de Israel, no deserto, ao aguardar por Moisés, que demorava no monte, decidiu criar um bezerro de ouro e realizar uma "festa", cujos sintomas eram exatamente o das festas egípcias: bebedeira, orgias, descontroles morais. "E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a folgar" (Exodo 32:6). Como consequencia, trouxeram sobre si a ira de Deus, e muitos morreram por essa desobediencia direta a Deus. "E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte" (Romanos 6:21).
  4. É uma permissão à imoralidade e à prostituição. O Papa Paulo II criou o "Baile de Màscaras" no século XV, e elas eram símbolos de sedução. "Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais" (I Corintios 5:11).
  5. É servir a dois senhores, à carne e a Deus. "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom" (Mateus 6:24).
  6. É uma festa consagrada ao Diabo e ao pecado. "Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios" (I Corintios 10:21).
  7. É destrutiva à instituição familiar. "Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará" (Hebreus 13:4).
  8. Corrompe a sociedade. "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes" (I Corintios 15:33).
  9. Escandaliza os que amam a Deus. "Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?" (I Corintios 8:10).
  10. Não edifica. "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam" (1Corintios 10:23).
  11. Produz inimizade contra Deus. "Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tiago 4:4).
  12. É dar lugar ao Diabo. "Não deis lugar ao diabo" (Efesios 4:27).
  13. É o ambiente consagrado às obras da carne. "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus" (Gàlatas 5:19 a 21).
  14. Incita ao pecado. "Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior" (Joao 5:14). E à mulher que havia sido pega em adultério e que fora perdoada por Jesus, Ele disse: "Vai, e nao peques mais" (Joao 8:3).
  15. É roda de escarnecedores. "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (Salmo 1:1).
  16. Afasta a imagem de Deus do coração do homem. "Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" (II Corintios 4:4).
  17. É prática dos que perecem. "Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus" (Romanos 8:8).
  18. Corrompe a santidade. "Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo" (II Corintios 11:3).
  19. É deste mundo e não tem parte com Cristo. Antes, està sob a condenaçao de Deus. "Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si. Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames... E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm. Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade" (Romanos 1:24-29).
  20. Assistir ao carnaval é o mesmo que participar dele. "Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem" (Romanos 1:32). Repetindo o que diz o Salmo 1, deter-se no caminho dos impios é o mesmo que assentar-se na roda dos escarnecedores.

* Wagner Antonio de Araújo é
um dos colaboradores permanentes deste blog, e sua
biografia està na seçao: "colaboradores", no alto do blog.

E para finalizar, repito uma frase que encontrei no facebook:

"Se voce é crente e vai participar do carnaval, nao se esqueça
de levar a màscara que sempre usa na igreja"

Nenhum comentário:

Postar um comentário