Ao amigo leitor - All'amico lettore

Caro amigo virtual, bem vindo ao Scritturistico. Se gostou, por favor, divulgue aos outros. Se nao, sinta-se a vontade para escrever-me, através do email: nilferitaly@gmail.com

Caro amico virtuale, benvenuto allo Scritturistico. Se ti è piaciuto, sei pregato di divulgare agli altri. Se non, sei libero per scrivermi, attraverso l'email: nilferitaly@gmail.com

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

DEZOITO ANOS DE MATRIMONIO



(Poesia e texto de Nilton Marchesini)

Seja bendito o teu manancial e regozija-te com a mulher da tua mocidade. Como corça amorosa, e graciosa cabra montesa, saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê encantado perpetuamente” (Provérbios. 5: 18, 19).

Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol… porque este é o teu quinhão nesta vida, e do teu trabalho, que tu fazes debaixo do sol” (Eclesiaste. 9: 9).

As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo. Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa por este amor, seria de todo desprezado” (Cantares de Salomao 8: 7).

Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará” (Hebreus 13: 4).


O QUE TE DAR?

Perguntei a mim mesmo:
O que te dar?”
Um presente”.
mas a resposta
não me deixou contente.

Perguntei a um jardineiro
O que te dar.
Uma flor”.
Perguntei a uma mãe
O que te dar.
Amor”.

Perguntei a um filósofo
O que te dar.
Atenção”.
perguntei a uma criança
O que te dar.
Proteção”.

perguntei a uma esposa
O que te dar.
Fidelidade”
perguntei a um prisioneiro
O que te dar.
Liberdade”.

Perguntei a um ancião
O que te dar.
Companhia”.
Perguntei a um poeta
O que te dar.
Uma poesia”.

Finalmente,
Perguntei para ti:
O que te dar?”
O coração”.
Descartei as outras dicas,
Aceitei tua sugestão.

E dentro do coração,
Para minha felicidade,
Estavam o amor,
A atenção, a proteção,
A fidelidade e a liberdade.

Mas no coração não havia
O presente, a flor,
A companhia e a poesia.

A companhia,
Sempre vou ser.
A poesia,
Acabo de escrever.

Mas... e o presente?
Ah!... dele não me esqueci.
São estas flores
Que comprei para ti.

[Milão (Itália), 07/05/05, poesia composta na véspera do aniversário de minha esposa e recitada para ela, no seu dia, ao final de um culto, na igreja. Ao final da poesia, nossos filhos entraram com um buquê de flores, e lhe presentearam, pois eu já havia combinado com eles. Ela não sabia de nada, e ficou muito comovida. Ainda guarda a fotografia que tirou com o buquê de flores].



Hoje, 26/12/2011, minha esposa e eu estamos completando dezoito anos de matrimonio (a foto é do ano passado). Era um domingo, as 16h, no templo da Igreja Batista Vila Mariana, em Càceres/MT. Eu estava à frente do templo quando a vi chegar em um Landau preto. Estava esplendorosamente bela.
Seu pai iniciou a caminhada em minha direçao, para entrega-la aos meus cuidados daquele dia em diante. Fui ao encontro deles. O meu pastor, Walter Melechco Carvalho, era o oficiante da cerimonia. À sua pergunta: "Quem entrega esta jovem moça em casamento a este rapaz?" O pai dela respondeu: "Eu, Isaque Dias de Melo, sei pai, a entrego em casamento a ele". Entao, eu o saudei, e conduzi a noiva até ao altar, de onde ouvimos o sermao proferido pelo pastor, baseado no livro bìblico de Rute. O templo estava repleto de amigos e parentes. À frente, cinco pares de testemunhas para cada um. Apòs a mensagem, ela, eximia musicista que é, entoou uma cançao de Oséias de Paula, chamada "Sou grato(a) a Deus" (que nao é esta cantada por Cassiane), acompanhada pelo conjunto musical que era presente. Eu, que sou um falimento em termos de mùsica, me limitei a ouvir e me emocionar. Fizemos os juramentos, trocamos as alianças e recebemos a bençao do pastor e os cumprimentos dos presentes. O ùnico porém da festa, foi que o cinegrafista contratado nao apareceu para filmar o evento, e minha màquina fotografica abriu a tampa de proteçao (ainda nao existiam as maquinas sem bobinas) e todas as fotos queimaram. Consegui recuperar algumas, com os parentes que fotografavam, mas nao foram as melhores. Dali, fomos ao local da recepçao, para um saborosìssimo jantar, e depois fomos trazidos a Cuiabà, nossa residencia a partir daquele dia.
Mas nossa uniao nao havia começado nem ali, nem naquele dia. Ja tinhamos sido unidos no céu. Quase tres anos antes, eu havia pedido a um pastor amigo meu, Jurandir da Costa Marques, que orasse ao Senhor por uma esposa para mim, e ele orou comigo naquele momento, ali onde estàvamos, de joelhos, e Deus ouviu a sua oraçao, pois logo depois Ele (Deus) se encarregou de fazer-nos abrir os olhos um para o outro, pois ja éramos amigos, mas nunca haviamos pensado minimamente na possibilidade de um romance entre nòs.
Dezoito anos de casamento sao passados, com muitas boas històrias para contar. Ela me presenteou com dois filhos: Everton e Evelyn, e a familia se completou, em beleza e harmonia. Como nao existe um casal perfeito, também nòs tivemos alguns momentos de difìcil adaptaçao. Mas graças a Deus, um a um, todos foram (e sao) superados e nossa uniao està cada vez mais sòlida, com o passar dos anos.
Quando viemos para a Italia, em 2003, foi um momento muito difìcil para nòs, pois por seis meses, ficamos longe dos fihos, e a saudade nos torturava. Além disso, eu nao conseguia arrumar emprego, nao tinhamos uma igreja de apoio (nao existia uma igreja Batista de Brasileiros em Milao, naquele tempo), em um paìs de lingua diferente, cultura diferente, comida diferente, o calor de mais de 45° de Cuiabà deu lugar a um frio de inverno abaixo de zero que dura tres meses do ano, sem nenhum parente ou amigo, o dinheiro acabando, a saudade aumentando, etc. Mas também estes obstàculos foram todos superados, e hoje jà estamos bem adaptados e inseridos no contexto de Milao e da Italia.
Nesses dezoito anos de cumplicidade romantica, ja realizamos muitas viagens, sempre juntos (a familia), pois se um nao pode ir, ninguém vai. Muitos lugares pelo Brasil, e aqui na Europa, ja celebramos nossos aniversàrios nos lugares mais belos e sonhados por muitas pessoas, como: Paris, Viena, Madri, Roma, Republica de San Marino, Estado do Vaticano, Zurique, Principado de Monaco, Bratislava, Londres, Veneza, Liechteinstein, Frankfurt, Berna, Florença, e tantos outros lugares encantadores que sao menos conhecidos aos brasileiros.
No Brasil, eu gostava de preparar também algumas surpresas bem marcantes, como um vez que ela estava estudando Edificaçoes (Técnico em Engenharia Civil), e eu entrei na sala de aula com um buquet de flores e lhe fiz uma declaraçao de amor, ou outra vez, quando ela lecionava, que eu aluguei um carro de som, daqueles especialmente para eventos como estes, e encomendei uma mensagem romantica, para o momento da saìda da escola, diante de todos os professores e alunos.
Mas o que eu mais gosto de fazer, mesmo, sao poesias e poemas para ela. Ja sao tantas, que dariam um livro. Algumas foram publicadas em meu livro de poesias, lançado no ano de 2000 (Poesias e Antologias, publicaçao independente), mas a maioria està esperando uma outra oportunidade, como esta poesia que acima transcrevi.
E assim, espero poder ter a oportunidade de celebrar ainda muitos outros aniversàrios de casamento ao seu lado, conquistando-a todos os dias e sendo conquistado por ela, pois como diz o ditado: "homem nao é o que conquista uma mulher a cada dia, mas sim, aquele que conquista todos os dias, a mesma mulher".
E que o Eterno Deus nos abençoe, sempre.

Nilton Marchesini

Um comentário:

  1. Lindo presente parabéns aos dois , eu não estive neste dia , mas estava presente num outro dia mais que especial para os dois o nascimento do meu primeiro neto -sobrinho bjss

    ResponderExcluir