Ao amigo leitor - All'amico lettore

Caro amigo virtual, bem vindo ao Scritturistico. Se gostou, por favor, divulgue aos outros. Se nao, sinta-se a vontade para escrever-me, através do email: nilferitaly@gmail.com

Caro amico virtuale, benvenuto allo Scritturistico. Se ti è piaciuto, sei pregato di divulgare agli altri. Se non, sei libero per scrivermi, attraverso l'email: nilferitaly@gmail.com

domingo, 6 de março de 2011

SABER PEDIR È TUDO

(por Nilton Marchesini)

Caro amigo virtual,
Gostaria de comentar sobre um caso sério, começando com uma anedota. Posso contar?


Um homem entra num restaurante com uma avestruz atrás dele, e pede ao garçom:
- 'Um hambúrguer, batatas fritas e uma coca'.
E vira-se para a avestruz: 'E você, o que vai querer?'
'Eu quero o mesmo', responde a avestruz.
Um tempo depois o garçom traz o pedido e a conta no valor de R$ 32,50. O homem coloca a mão no bolso e tira o valor exato para pagar a conta. No dia seguinte o homem e a avestruz retornam e o homem diz:
'hoje eu quero um filé à francesa com salada.' diz o homem.
Eu quero o mesmo' diz a avestruz.
Após trazer o pedido, o garçom traz a conta e diz:
'Hoje são R$87,60.'
O homem coloca a mão no bolso e tira o valor exato para pagar a conta, colocando em cima da mesa. O garçom não controla a sua curiosidade e pergunta:
Desculpe, senhor, mas como o senhor faz para ter sempre o valor exato a ser pago?'
E o homem responde:

'Há alguns anos eu achei uma lâmpada velha e quando a esfregava, para limpar, apareceu um gênio e me ofereceu 2 desejos. Meu 1º desejo foi que eu tivesse sempre no bolso o dinheiro que precisasse para pagar o que eu quisesse'.
'Que idéia brilhante!' falou o garçom
'A maioria das pessoas deseja ter um grande valor em mãos ou algo assim. O senhor vai ser tão rico quanto quiser, enquanto viver !'
'É verdade, tanto faz se eu for pagar um litro de leite ou uma Ferrari, tenho sempre o valor necessário no bolso.' respondeu o homem.
E o garçom perguntou : 'Agora, o senhor pode me explicar a avestruz?'
O homem faz uma pausa, suspira e responde:
'O meu 2º desejo foi ter uma companheira com uma bunda grande, pernas compridas e que concordasse comigo em tudo...'


Bem caro amigo virtual, voce pode dizer que avestruz nao fala, e atè mesmo que a anedota è um tanto "pesada" para o propòsito a que serve. Mas conto para evidenciar um principio, uma moral, na historia:

"Saber pedir è tudo".

Isto me faz lembrar do texto de Tiago 4:3, que diz:
"Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites".


É interessante como tem tantos versiculos na Biblia que dizem sobre o pedir e receber, e em contraste, tem este, que diz que ainda que peçamos, muitas vezes nao recebemos. Convem lembrar que quando Jesus diz que se pedirmos Deus nos concede, Ele està considerando que o pedido è procedente e em ato de fè. Aqui, Tiago està sendo claro ao enfatizar que nem sempre nossa oraçao vem respondida, nao para contradizer o Mestre Jesus, mas para rebater uma verdade: tantas vezes nòs viemos ao Senhor em oraçao somente quando nos serve alguma coisa, quando temos necessidade de algo em particular. E nao è verdade que quando estamos carentes nos tornamos mais crentes? mais dedicados? mais santos? Como è verdade que tambem quando recebemos as bençaos, nos esquecemos de continuar na mesma fidelidade.
mas o pior nao è isto. É que muitas vezes rogamos alguma coisa ao Senhor, pensando que o que estamos pedindo è o melhor para nòs, quando na verdade, aquilo nao seria nem de longe, um bem em nossa vida, mas um mal. E o Senhor, que conhece o nosso coraçao e tambem o nosso futuro, sabe que aquilo nao seria bom, e nao concede o nosso desejo. E depois de algum tempo sem receber o que pedimos, pensamos que o Senhor nao nos respondeu. Nao è bem assim. Deus jà nos respondeu, mas com um NAO. E como o "nao" nao nos serve, continuamos a pedir, pensando que Ele ainda nao nos ouviu.
Fui testemunha de um caso em que uma irma de uma igreja pedia um carro ao Senhor, justificando que serviria para dar carona aos mais pobres da igreja, em dias de culto. Mas no primeiro domingo apòs a compra de um carro, em vez de vir para a igreja com os referidos irmaos, foi para o rio, passar o dia tomando sol, cachoeira, churrasco com os amigos nao crentes, e tudo o mais que envolve a circunstancia. No culto da noite, chegou atrasada, cansada e com a pele vermelha como um pimentao. No domingo seguinte, nao veio nem no culto vespertino. E a cena se repetiu por outros domingos, atè que um dia, devido a um grave acidente automobilistico, perdeu o carro, pois ficou reduzido a zero. Sua vida estava salva, e seu corpo nao teve um unico arranhao. Somente entao ela reconheceu que havia pedido errado. Que nao deveria ter feito aquele pedido, pois o uso que estava fazendo do carro fazia dele uma maldiçao, nao uma bençao. Sem carro, voltou a ser assidua na igreja.
Se oramos com mau disposiçao, sem humildade, sem espirito de perdao e de amor para com Deus e para com o nosso semelhante, sem submissao à vontade de Deus, sem olhar para um fim proveitoso, elevado e digno de Deus, se pedimos para exibir o que pedimos, nos nossos prazeres egoistas, nao receberemos jamais. Atè mesmo o filosofo grego Seneca aconselhor de vivermos com os homens como se estivessemos sob os olhos de Deus (como de fato), e de falar com Deus como se os homens ouvissem, nao pedindo nada que nao se pudesse pedir abertamente. Orar para obter riqueza, para poder nos vingarmos de alguem, para obtermos exito em um projeto mundado, etc, è uma oraçao pagà.
Oh, amigo meu. Pare e pense. Serà que todos os teus pedidos sao realmente para glorificar a Deus? Ou sao somente para satisfazer o teu desejo egoista e para gastar em teus deleites?
Concluo citanto o apostolo Joao, que diz, em em Joao 9:31: "Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve". E ainda, na sua primeira carta, 5:14, el diz: "E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve".
Que o Senhor nos abençoe, e nos ajude a vivermos segundo a vontade Dele, e em santidade de vida, pois somente assim, os nossos pedidos serao respondidos e serao bençaos em nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário