Ao amigo leitor - All'amico lettore

Caro amigo virtual, bem vindo ao Scritturistico. Se gostou, por favor, divulgue aos outros. Se nao, sinta-se a vontade para escrever-me, através do email: nilferitaly@gmail.com

Caro amico virtuale, benvenuto allo Scritturistico. Se ti è piaciuto, sei pregato di divulgare agli altri. Se non, sei libero per scrivermi, attraverso l'email: nilferitaly@gmail.com

sábado, 5 de março de 2011

UM BREVE VOO PELA GEOGRAFIA DA ITALIA

(Escrito por Nilton Marchesini)

Caro amico virtual,

Decidi começar o nosso papo sobre a Italia, com um olhar sobre a geografia da mesma. A maior parte da Itália è constituìda de uma penìnsula, chamada de Penìnsula Italica. Mas o que è uma peninsula? A diferença de uma ilha para uma peninsula è que a ilha è cercada de àgua por todos os lados, enquanto que a peninsula è cercada de àgua por todos os lados menos um, o qual està ligado ao continente.
Assim, a Itàlia està cercada de àgua por quase todos os lados: a leste, tem o mar Adriàtico (que a separa da Croàcia, Montenegro e Albania); A sul/sudeste tem o mar Jonico (que a separa da Grecia); ao sul limita-se com o mar mediterraneo (que separa a Ilha de Sicila da Italia e a Italia de Malta e do norte da Africa); a oeste estao os mares tirreno e da liguria (que separam a Peninsula das Ilhas de Sardenha e de Còrsica). Somente a norte a Italia faz divisa com outros paìses, que sao: França, Suiça, Austria e Eslovenia.
Na cultura popular é comum associar o formato político-geográfico da Itália a uma bota, devido ao seu contorno muito semelhante com uma bota mesmo.
Inclusive, por ocasiao da copa do mundo de futebol de 1990, realizada na Italia, uma animaçao grafica na televisao fazia da peninsula, um pè, e da Ilha de Sicilia, uma bola, como se a Italia fosse proprio o paìs do futebol.
O território italiano tem uma superfície de 301.401 km², com um comprimento máximo de 1.300 km (o que faz da Italia o paìs mais longo da Europa (pois a Russia, o maior paìs do mundo, nao pertence somente à Europa, mas tambem à Asia), e uma largura de 600 km.
Para os brasileiros, isto nao significa muito, pois seu território é 29 vezes menor que o do Brasil, sendo equivalente somente ao território do Estado do Rio Grande do Sul. Isto mesmo, toda a Italia è somente um pouco maior que o Estado de Sao Paulo, cabendo quase duas Italias dentro de Minas Gerais e bem tres delas em Mato Grosso.
Mas nao obstante a isto, a Italia è bem mais povoada que o Brasil (populoso significa: a quantidade de pessoas; povoado significa: a densidade demografica). Sendo 29 vezes maior, o Brasil tem 200 milhoes de pessoas, contra 60 milhoes na Italia. Significa que se a Italia tivesse a mesma extensao territorial do Brasil, teria em media de um bilhao, setecentos e quarenta milhoes de pessoas, sendo mais populosa que a propria China, o pais mais populoso do mundo. Curioso, nao? Ela è um paìs tao populoso que todas as cidades sao interligadas como se fossem uma teia de aranha. A mesma avenida pode atravessar tres, quatro ou muitas cidades, sem que a gente saiba onde termina uma e começa outra, se nao se tem conhecimento do local. Nao è como no Brasil, que de uma cidade a outra pode haver atè mais de cem ou mais kilometros de puro mato, plantaçao, fazenda ou terra aberta. Posso dizer que è como se fosse tudo como a grande Sao Paulo (Santo Andre, Sao Bernardo, Sao Caetano, Guarulhos, Diadema, etc), que se compoe de varias cidades jà interligadas à capital, sem se te tenha separaçao entre uma e outra.
O Brasil è dividido politicamente em 27 Estados. A Italia è dividida em 20. Mas na Italia, os Estados sao chamados de Regioes. Os Estados do Brasil sao divididos em comarcas, que tem seus distritos. As regioes italianas sao divididas em comunes (municipios), que tem as suas provìncias (distritos). Mas as diferenças sao muito maiores que a terminologia. As comarcas brasileiras tem somente alguns distritos, e sao geralmente pequenos lugarejos a kilometros de distancia. Os municipios das provincias sao verdadeiras cidades, interligadas à capital da provincia (o municipio). Cada comune tem o seu proprio prefeito (chamado de Sìndaco), sua propria policia municipal (que aqui tem uma atuaçao intensa e sao bem presentes e respeitados), e funciona quase que autonomamente, mas somente no comune capo luogo (a capital da provincia), è que tem o "Prefetto" (que nao se traduz como prefeito, pois a funçao do nosso prefeito, vem empenhada pelo Sindaco, lembra-se?). Esse prefetto, comumente, è investido de poderes de vigilancia, coordenaçao e controle sobre todas as cidades da privincia, e è o responsavel pela manutençao da ordem publica e è o suprerintendente da força de policia na provincia. Quem vem eleito pelo povo nao è o prefetto, mas o Sìndaco, pois o prefetto è hierarquicamente vinculado ao Ministèrio do Interno. Cada um tem funçoes especìficas e distintas. Algumas, bem curiosas aos brasileiros. Por exemplo, quem oficializa o matrimonio è o Sindaco. Mas como ele nao pode estar presente em cada cerimonia de casamento da cidade, ele delega esse poder a alguns seus representantes, que diante dos noivos, e sempre com a faixa de autoridade comunale (municipal) atravessada no busto, procedem à realizaçao da cerimonia. Elas sao quase sempre dentro de uma sede municipal, mas pode ser tambem em outros lugares, como por exemplo, dentro da igreja. O pastor ou o padre (quando autorizados) tambem podem ser uma autoridade delegada para oficializarem a cerimonia de matrimonio.
Voltando ao caso das cidades italianas, sao mais de 8000, dentro desse tao pequeno territòrio, se comparado com o Brasil, o qual, mesmo tao grande, tem menos de 6000 municipios. Mas alguns municipios brasileiros sao bem maiores nao somente que os municipios italianos, mas atè mesmo que inteiras regioes (Estados). Quem um exemplo? Bem, sem citar as grandes capitais, basta citar cidades como Campinas, que tem mais de duas vezes a extensao de Milao, ou Cuiabà, que tem muito mais ainda, mesmo que tenha tres vezes menos a populaçao. Outro exemplo? O municipio de Campo Grande/MS (escolhido ao acaso) tem quase a metade de toda a regiao (Estado) da Lombardia, da qual Milao è a capital, e que è uma das maiores da Italia. Mas enquanto Campo Grande nao tem nem um milhao de habitantes, a Lombardia està pròxima dos dez milhoes.
Por isto que a terra na Italia (e europa, em geral), vale ouro. Por aqui tem quase que exclusivamente apartamentos, pequenos e com poucos comodos. Somente os ricos moram em casas com quintal. E um simples apartamento, com sala, cozinha, banheiro, e um quarto, em um bairro de periferia de Milao, pode custar de 300 a 500 MIL reais. Isto porque nao estou falando de apartamentos nobres, em bairros nobres ou no centro da cidade, que podem custar, em media, de 10 a 30 MIL reais o METRO quadrado (sem exageros). Fora de Milao, o preço è mais economico, porèm, nao è de muito. Atè o aluguel tem preço de ouro. Um apartamento na mesma proporçao da acima citada, nao custa menos de 2000 reais por mes, alem das despesas condominiais, gaz e luz (a àgua è gratis). é claro que o poder aquisitivo tambem è diferente do do Brasil, bem como o valor do dinheiro, mas mesmo assim, è uma "facada" no bolso, o que obriga os dois conjuges e trabalharem, se quiserem ter um pouco de tranquilidade economica.
Bem, amigo, por hoje è sò. Atè a proxima.


Nilton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário