Ao amigo leitor - All'amico lettore

Caro amigo virtual, bem vindo ao Scritturistico. Se gostou, por favor, divulgue aos outros. Se nao, sinta-se a vontade para escrever-me, através do email: nilferitaly@gmail.com

Caro amico virtuale, benvenuto allo Scritturistico. Se ti è piaciuto, sei pregato di divulgare agli altri. Se non, sei libero per scrivermi, attraverso l'email: nilferitaly@gmail.com

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

22 HARMONIAS ENTRE A BIBLIA E AS CIENCIAS (Parte IV e ùltima)

(texto elaborado a partir de um artigo de Dawlin A. Urena, do site
"Antesdelfin.com"; o qual foi traduzido, adaptado e ampliado por Nilton Marchesini)


18°) Harmonia na Medicina - Alimentos comestìveis

As leis médicas e de saúde que Moisés introduziu ao povo de Israel foram super avançadas para a época. Essas leis somente poderiam ser oriundas de uma fonte mais avançada que a dos israelitas da época. Por exemplo, comparando os costumes e crenças dos antigos egípcios e babilônios com os dos hebreus do tempo de Moisés, percebemos o avanço do Ser que lhes forneceu as leis aos hebreus. O livro do Levítico enumera uma lista de animais, peixes, pássaros e insetos que os israelitas não podiam comer. Sabe-se agora que os animais, peixes, aves e insetos que Deus não permitiu que o seu povo comesse, estão sujeitos a infecções parasitárias e só é seguro consumir se forem alimentados de forma adequada e que tenham sido bem cozidos antes de comer.
Além disso, os animais que Deus permitiu que fossem consumidos são todos considerados pela ciência moderna como os mais seguros e clinicamente recomendados. Os insetos que Deus permitiu serem consumidos ainda são consumidos em determinadas regiões do mundo oriental, quase tanto quanto de carne consumimos hoje no Ocidente.

19°) Harmonia na Medicina - A Idoneidade da Circuncisão.


"Circuncidai, pois, a carne do seu prepúcio" (Gênesis 17:11 e 12). Este mandamento foi dado ao povo de Deus, por várias razões que eram desconhecidas pelo o povo, mas não por Deus. A principal e maior razao para a nossa apresentação é a razão sanitària ou de higiene pessoal. Uma mulher tem mais possibilidade de desenvolver câncer cervical se seu marido não é circuncidado. O problema é que as bactérias que se ocultam sob a pele do homem podem ser transmitidas às mulheres durante as relações sexuais. Isto foi recentemente estabelecido, observando as mulheres cujos maridos judeus foram circuncidados contra outras mulheres não-judias cujos maridos não o eram. Imaginemos, entao, a vida naquele tempo, com quase nenhuma higiene disponìvel ou acessìvel, e com tratamentos praticamente inexistentes para a cura dessas enfermidades, a diferença que nao fazia ser circuncidado.

20°) Harmonia no Direito - Leis sociais
As leis de Moisés são a base dos sistemas jurídicos utilizados hoje em todos os paìses livres. Não obstante as outras civilizações tivessem leis e códigos semelhantes à de Moisés, como no caso de Hamurabe, essas leis nem se aproximavam em uma comparaçao sobre a justiça e a equidade social, com aquelas constantes do Pentateuco, primeiros cinco livros da Bíblia. Leis de proteçao a um que cometeu um homicidio involuntàrio, ou leis para quem cometeu um estrupro, ou foi vitima de um assalto, ou sobre o incesto, e que ainda hoje persistem em nossa sociedade. Para citar todas essas leis vigentes naquela cultura e ainda hoje, no mundo ocidental, seria necessàrio nao somente um artigo como este, mas um inteiro livro.

21°) Harmonia na Geologia - As Lavas
 No livro de Jó, a Bíblia diz: "Da terra vem o pão, mas sob ela é revolvida como fogo." (Jó 28:5). Esta afirmação está contida em um livro que foi escrito há mais de 3.800 anos, e argumenta que sob a terra, ou no seu coração, há um fogo que se desenvolve. A ciência descobriu que a crosta terrestre tem uma espessura de 5 a 30 milhas apenas.Sob essa crosta, existem cerca de 7.000 milhas de um material fundido, tal como um plástico que é colocado sobre o fogo. Isso é o que você vê saindo das crateras de vulcões, a que chamamos "lava", ou terra transformada em fogo.

22°) Harmonia na Agronomia - O descanso da terra
No capítulo 25 do livro de Levítico, foi decretado que todas as terras cultivadas pelos israelitas deveriam repousar um ano a cada sete anos. À primeira vista, parece que esse decreto divino era inapropriado, especialmente considerando a grande necessidade de alimentos. No entanto, a agricultura moderna sabe que essa era uma lei mais que adequada. Após um ano de repuoso, a terra està descansada e pronta para produzir em abundância. Ou entao, como bem sabem os agricultores, se recomenda a fazer rodizio de plantaçoes, ou de espaços de terra, para se obter uma colheita mais produtiva. Quando não se toma a medida que Deus ordenou a seu povo, a terra chega a um ponto onde ela pára de produzir. Isso é mais evidente nas grandes plantações onde se cortou a floresta e outra vegetação para plantar mais. Harmonia em cem por cento com os ensinamentos biblicos.

Enfim, caro amigo virtual, eu poderia fazer esta lista crescer ainda mais, porém creio que sò estas afirmaçoes sejam jà o bastante para que o leitor deste artigo, que ainda não acredita em Deus, tenha motivo mais do que suficiente para rever seus conceitos e dar à Biblia o crédito que Ela merece. A Bìblia nao é, repito, um livro de tratados cientìficos. Ela foi escrita com o propòsito de mostrar que todo ser humano é pecador, que Deus é santo e que abomina o pecado, mas que ama o pecador e està disposto a perdoa-lo e salva-lo, tanto que enviou Jesus Cristo, Seu filho, à terra, para resgatar a humanidade perdida. Todavia, se a doutrina bìblica da criaçao nao tem base cientifica ela é uma teoria falida. E se a telologia nao tem fundamento cientifico, entao é uma filosofia da pior espécie. Todas as afirmaçoes cientificas da Biblia tem que ser verdadeiras, senao uma somente derruba todas as outras. Mas por mais que alguns queiram colocar a Biblia na berlinda, nao conseguirao jamais, pois cada vez mais se rendem conta de que a Biblia està com a razao.
Quanto mais a ciencia avança, mais ela se aproxima das verdades Bìblicas. Hoje, muito mais que as palavras proferidas pelo ser humano, sao as ciencias que estao proclamando as grandezas de Deus. Como disse Jesus: "...Se eles se calarem, as pròprias pedras clamarao" (Lucas 19:40b).
Uma pessoa tem que ter mais fè para crer na evoluçao do que um que cre que um Deus todo poderoro, vestido de glòria, magestade e grandeza nos tenha criado com inteligencia e amor. Geralmente as pessoas dizem que creem no evolucionismo, mesmo sem jamais ter estudado a fundo seus postulados. Se tivessem conhecimento desses dados, e os confrontassem com os axiomas cientìficos, os rejeitaria imediatamente, pois a possibilidade que o evolucionismo tem de ter um respaldo na ciencia é de um contra dez elevado a dois bilhoes de zero, ou seja, praticamente zero. Ao mesmo tempo, a ciencia està estendendo as maos para a biblia e ambas estao caminhando de maos dadas, pois elas estao em perfeita harmonia. E digo mais: nos itens em que a ciencia està em aparente desacordo com a Biblia, é porque ela ainda nao tem a palavra final sobre o assunto, e mais cedo ou mais tarde, novos elementos virao à gala, revelando novas e definitivas verdades, as quais comprovarao que a Biblia sempre teve razao.
Depois desta reflexao, reaja favoravemente ao Senhor Jesus. Aceite o seu convite de amor e perdao, e seràs salvado, pois o maior propòsito de Deus para o ser humano nao se resume a este mundo, pois aqui estamos de passagem. Mas a nossa alma viverà pela eternidade, e somente crendo em Jesus e confessando-o como Senhor e Salvador, esta eternidade estarà garantida na presença de Cristo e do Deus Pai. Se o teu coraçao se abriu para a Salvaçao oferecida em Jesus Cristo, voce pode se ajoelhar e dizer, em oraçao:
"Deus Pai, eu percebi que eu pequei contra ti. Agora eu acredito que a Bíblia é a Palavra de Deus, que Jesus é realmente o Seu filho. Eu acredito com todo meu coração que Jesus morreu por mim, pelos meus pecados na cruz e ressuscitou três dias depois. A partir de agora eu vou parar de agir errado e trilhar o caminho que Jesus me oferece. Agora peço que o Senhor me dê a vida eterna e escreva o meu nome no Livro da Vida. De agora em diante vou te acompanhar todos os dias da minha vida. Em Nome de Jesus. Amém!"
E depois de ter feito esta oraçao, voce pode procurar uma igreja genuinamente evangelica, atravès da qual poderà descobrir muito mais sobre a grandeza de Deus e do Seu amor por voce. Se nao tem certeza sobre o que significa "uma igreja genuinamente evangèlica", sinta-se em liberdade para me escrever e eu poderei, com muito prazer, te orientar nessa escolha.


Nilton Marchesini

Nenhum comentário:

Postar um comentário