Ao amigo leitor - All'amico lettore

Caro amigo virtual, bem vindo ao Scritturistico. Se gostou, por favor, divulgue aos outros. Se nao, sinta-se a vontade para escrever-me, através do email: nilferitaly@gmail.com

Caro amico virtuale, benvenuto allo Scritturistico. Se ti è piaciuto, sei pregato di divulgare agli altri. Se non, sei libero per scrivermi, attraverso l'email: nilferitaly@gmail.com

domingo, 11 de setembro de 2011

22 HARMONIAS ENTRE A BIBLIA E AS CIENCIAS (Parte III)

(texto elaborado a partir de um artigo de Dawlin A. Urena, do site

"Antesdelfin.com"; o qual foi traduzido, adaptado e ampliado por Nilton Marchesini)




11°) Harmonia na Fisica, na Astronomia e na Cosmologia - O Sol nao é a fonte da Luz
A Biblia diz, em Genesis 1: 3 a 5, que no primeiro dia Deus fez a luz, e narra no mesmo capìtulo, versìculos 14 a 19, que no quarto dia, Deus criou o sol. Isto era muito difìcil de se explicar até ha bem pouco tempo, pois na nossa inteligencia limitada, o sol seria a fonte de toda a luz. Mas com o desdobramento da ciencia, a moderna cosmologia jà comprovou que a luz é uma unidade independente dos corpos celestes, e é anterior a estes. A cosmologia comprova a Biblia. Ha mais de 4000 anos a Biblia ja dizia isto. Aleluia!!

12°) Harmonia na Astronomia e na Cosmologia - Os Astros diferem em glòria
Genesis 1:16 "E fez os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas". E ainda, I Corintios 15:41: "Uma é a glòria do sol, outra é a glòria da lua, e outra a das estrelas, porque até entre estrelas e estrelas hà diferença de esplendor". Santo Deus! Isto é fabuloso!!. Em um tempo tao distante no passado, tao desprovido de sofisticados aparelhos para medirem os astros celestes, um homem de Deus jà assegurava o que nos ùltimos sèculos e nas ùltimas décadas està sendo comprovado. Cada astro tem uma grandeza diversa do outro. E cada um tem um esplendor diverso do outro. Que coisa fabulosa!!! A astronomia comprova que cada estrela tem a sua glòria pròpria, sendo o sol, uma estrela de quinta grandeza, ou seja, uma estrela com magnitude 5, o que significa que ele é uma estrela que tem um dos menores ìndices de produçao de luz pròpria, considerando-se as mesmas proporçoes de distancia entre todos os astros e estrelas. Como os autores biblicos sabiam disto hà 2000 anos? Simplesmente, porque falaram inspirados pelo Espirito Santo, pois de outro modo, seria impossìvel tal afirmaçao.

13°) Harmonia na Geografia e na Cosmologia - A Terra é Redonda

Nao foi Galileu Galilei ou Nicolau Copérnico, através de seus càlculos matemàticos, nem tao pouco Vasco da Gama, Américo Vespucio ou Pedro Alvares Cabral, com suas viagens intercontinentais, que descobriram que a terra è redonda. Mais de 2200 anos antes deles, em mèdia, o profeta Isaias jà havia escrito sobre isto. Assim diz Isaias 40:22: "Ele (Deus) é o que està assentado sobre a redondeza da Terra..." (em outra traduçao, a palavra "redondeza" vem substituìda por "Cìrculo"). Alguém poderia questionar que isto foi um acréscimo recente aos textos bìblicos originais. Todavia, Muitos museus em Londres, EUA e Israel, guardam as versoes primàrias do texto orinial, que comprovam isto. A Biblia ja dizia que a terra era redonda, hà mais de 2700 anos.

14°) Harmonia na Antropologia - A linguagem é inata ao ser humano
Em Genesis 1:26, Deus faz o homem. Em 1:28, Deus fala com o homem. E em 2:19, Deus manda o homem dar nomes aos animais e a tudo o que vè. Deus, quando fez o homem, o fez falante e inteligente. O evolucionismo diz que nao. Diz que a fala é fruto da evoluçao, a partir de ruìdos indecifràveis. Mas um postulado elaborado por um estudioso do assunto, diz que a linguagem é inata ao homem. Em outras palavras, sempre o acompanhou, desde os primeiros tempos. Coitadinha da teoria da evoluçao! Por esta seus adeptos nao esperavam. E glòria a Deus pela Biblia, que mais uma vez se mostra infalìvel.

15°) Harmonia na Biologia - "Nem toda a carne é igual"
O apóstolo Paulo declara que nem toda a carne é igual e nos menciona quatro diferentes tipos de carne: carne de homem, de animais, peixes e aves (1 Cor. 15:39). Na história da ciência, os homens sempre acreditaram que toda a carne em uma grande proporção fosse praticamente igual. Eles imaginavam que todas as células fossem idênticas. Com a invenção do microscópio eletrônico, a ciência começou a investigar as células. Eles descobriram que as células diferem radicalmente na estrutura, composição química, métodos de reprodução, utilização e finalidade. Um pedaço de carne pode ser analisado o suficiente para reportar ao tipo de ser a que pertence. Você vai se surpreender com o que a ciência moderna tem feito: tem dividido a carne em 4 tipos: carne de homem, de peixe, de animal e de e de aves. Aleluia! "Em Cristo estão escondidos todos os mistérios da sabedoria e do conhecimento" (Colossenses 2:3).

16°) Harmonia na Biologia - "A vida está no sangue"
"Porque a vida da carne està no sangue" (Levitico 17:11a).
Ao longo da história os cientistas acreditavam que o sangue era o único responsàvel pela doença em vez de ser a pròpria vida do corpo. O primeiro presidente dos EUA, George Washington morreu pela limitação da ciência na compreensão desta verdade declarada na Bíblia, tao criticada e julgada. Os melhores cientistas do mundo, naquela época não entendiam essa verdade e recorriam ao recurso de tirar todo o sangue do paciente, a fim de livrar-se da fonte da doença. Somente ha mais ou menos cem anos, é que os cientistas descobriram que a vida depende da nutrição do corpo, pelo sangue. Lembre-se, Levítico foi escrito hà mais de 3.500 anos! "Cuidem que ninguém vos engane com sua filosofia e và ciência, segundo a tradição dos homens, os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo" (Colossenses 2:8).
Abro aqui um parentese para fazer um comentàrio teològico, alèm de apologètico, sobre a questao do sangue. NoAntigo Testamento, a Lei especificava a proibiçao de se comer a carne com o sangue, porque o mesmo representa a vida daquele ser. Mas no Novo Testamento, Jesus dà uma ordem clara para que comamos a sua carne e bebamos o seu sangue: "Quem come a minha carne e bene o meu sangue, tem a vida eterna,e eu o ressuscitarei no ùltimo dia" (Joao 6:54). Obviamente, em um sentido figurado, é como que se estivèssemos ingerindo a pròpria vida de Cristo, para que possamos viver nele, por Ele e para Ele. E viver abundantemente. Porque ele é o autor da vida, e fora dele a vida nao existe.
Foi por esta razao, tambem, que foi necessàrio que Ele derramasse o Seu sangue na cruz. Porque, de acordo com as leis do Antigo Testamento, somente o derramamento de sangue da vìtima vicària e inocente, em holocausto, poderia cobrir os pecados do oferente. Do mesmo modo, somente o sangue derramado de Cristo, cordeiro inocente de Deus, poderia nos purificar de todo o pecado, e nos apresentar justificados diante de Deus. "...àquele que nos ama, e pelo seu sangue, nos lavou de todos os nossos pecados..." (Apocalipse 1:5)

17°) Harmonia na Medicina - Saneamento Bàsico
Moisés estabeleceu leis de saúde tao modernas, que são comparáveis com as de hoje. A história humana está repleta de situações em que uma "praga" dizimou a população. Estas pragas eram apenas o resultado de más medidas sanitárias em vigor ou de medidas absolutamente nao tomadas. Em uma dessas pragas na Europa, depois de tentar tudo, os cientistas da época recorreram aos métodos do Antigo Testamento, e em apenas cinco meses, a epidemia foi controlada. Em Deuteronômio 23:12-14, vemos as instruções para desfazer-se das fezes, enterrando-as. Outras leis foram dadas para a higiene e a saùde pessoal, e permanecem ainda hoje como as melhores utilizadas em muitos paìses modernos. Vemos isso quando Moisès recomendou o isolamento ou a segregação de pessoas infectadas, enquanto o paciente estivesse sofrendo da doença. Tem pouco mais de de 100 anos, quando descobriu-se que muitas doenças são causadas por germes que se espalham pelo contato de uma pessoa com outra que já está infectada. Mas na Biblia, essa lei de separaçao de pessoas infectadas de meio do povo, ja tinha sido decretada ha mais de 3500 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário