Ao amigo leitor - All'amico lettore

Caro amigo virtual, bem vindo ao Scritturistico. Se gostou, por favor, divulgue aos outros. Se nao, sinta-se a vontade para escrever-me, através do email: nilferitaly@gmail.com

Caro amico virtuale, benvenuto allo Scritturistico. Se ti è piaciuto, sei pregato di divulgare agli altri. Se non, sei libero per scrivermi, attraverso l'email: nilferitaly@gmail.com

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

MODERNISMOS TEOLOGICOS EM RETROSPECTIVA


(PARTE I DO ARTIGO: MODERNISMOS TEOLOGICOS)

(texto de Nilton Marchesini)

Como expressao "Modernismo Teologico", nao pretendo, absolutamente, me referir ao movimento liberal catòlico ocorrido entre fins do século dezenove e inicio do século vinte, o qual, na tentativa de procurar uma conciliaçao entre a filosofia moderna e a teologia cristà, fomentaram conflitos entre a posiçao tradicional da igreja e aquela modernista, e que provocou uma reaçao de condenaçao da propria Igreja Romana, excomungando os adeptos desse movimento e impondo novas disposiçoes para o clero.
Pretendo, portanto, nesta expressao, descrever atos e fenomenos recentes dentro da Igreja Evangelica, Protestante, Pentecostal ou Reformada que seja. Sao pràticas que nao estao somente contextualizando a igreja nos passos da sociedade, mas estao, de modo nefasto e despudorado, descaracterizando a igreja da sua missao de igreja.
O Brasil està passando por um momento que muitos chamam de avivamento espiritual. Mas é tudo uma ilusao. É somente uma bolha que, como uma bolha de sabao, cedo ou tarde irà estourar e tudo vai terminar em nada.
Mas nao posso continuar a abordar este argumento sem primeiro voltar alguns séculos no tempo, para tentar explicar, de maneira simples e bem resumida, um pouco sobre como a igreja chegou aonde chegou.
No inicio havia somente a igreja do Senhor Jesus Cristo. Uma igreja que, por providencia de Deus, nao deixou resquìcios de um nome denominacional. Era uma igreja viva, operante, preocupada com a salvaçao do ser humano pecador e com a implantaçao do reino de Deus na Terra. Uma igreja cujos membros eram unidos e dispostos a darem a sua vida por amor e serviço a Jesus Cristo.
Depois de tres séculos, e tendo sido propalada por todos os meandros do Império Romano, cedeu ao convite do Imperador e aliou-se ao Império. Desde entao, recebeu o apoio polìtico, mas para isto, teve que vender sua integridade. Adotou o nome de Igreja Catòlica (que quer dizer "Universal") Apostòlica Romana, mas que da igreja apostòlica original nao preservou quase nada.
O tempo foi passando, e cada vez mais aquela igreja foi se desviando do eixo estabelecido na Biblia para a Igreja de Cristo. O tempo passou ainda mais, a ponto de ela ter criado tantos dogmas humanos, como o do purgatçrio, do batismo infantil, da Mariolatria, da idolatria, da infalibilidade papal, da transsubistanciaçao, das indulgencias e tantos outros. Mas no século XVI, um dos seus padres teve um encontro com o Cristo vivo e deciciu se rebelar contra essas heresias dentro da igreja. Obviamente, foi excomungado e perseguido pela ICAR (Igreja Catolica Apostolica Romana), que ja havia proibido aos seus fiéis de terem acesso à Biblia, e que, pelas décadas sucessivas, nao hesitou em mandar para a fogueira, centenas de Biblias e seus donos, sob a alegaçao de que somente a ICAR era a guardià da vontade e da Palavra de Deus.
Mas o retorno daquele homem à Biblia trouxe despertamento espiritual para outras pessoas e o movimento evangélico ganhou novamente expressao que nem mesmo a inquisiçao da toda poderosa ICAR pode conter. Esse movimento foi denominado pela història como Reforma Protestante. Em muitos paìses, a Palavra de Deus ganhou novamente o centro das atençoes. Os pequenos grupos de cristaos oprimidos se solidificaram, como os chamados Batistas, Metodistas, Presbiterianos e Luteranos, entre os mais conhecidos.
Mais adiante no tempo, e essas igrejas biblicas, que por mais de tres séculos se mantiveram dentro dos propòsitos de Deus para elas, tambem começaram a ser minadas em suas doutrinas fundamentais. Houve um movimento de renovaçao carismàtica dentro da igreja, e desse movimento, surgiram, no inìcio do século XX, as chamadas Igrejas Pentecostais, cuja principal enfase é o dom carismatico de se falar em linguas estranhas.
Mas se o desdobramento tivesse ficado somente aqui, nao teriamos tantos problemas como temos hoje. Acontece que hà mais ou menos duas dècadas, um outro movimento desabrochou. Eram os Neo Pentecostais. Ja eram bem mais liberais em sua teologia e em suas pràticas de culto. A igreja perdeu em essencia e em conteùdo. A pregaçao da mensagem cristocentrica deu lugar à mensagem antropocentrica, ou seja: a mensagem da cruz de Cristo foi substituida pela mensagem do valor do ser humano. O homem passou a ser o centro da mensagem: "eu posso", "eu vou conseguir", "eu sou cabeça e nao cauda", "eu sou um vencedor", eu sou o filho do Rei", "eu ordeno, eu determino, eu ministro", etc, etc. A teologia da prosperidade ganhou proeminencia. Surgiu o movimento gospel, que patrocina e é patrocinado por esse tipo de mensagem cantada e pregada. Surgiram aos milhares, cantores e pregadores que nao se preocupam mais em transmitir o que o povo precisa ouvir, mas somente o que o povo quer ouvir. Pessoas que se especializaram em aproveitar da boa fè dos fracos e incautos, para dominarem suas mentes e finanças. A mensagem de arrependimento para a Salvaçao foi substituida pela mensagem de que Deus se importa somente com o nosso espìrito, nao com o nosso corpo. A igreja inchou mas nao cresceu.
Mas a tragédia nao parou por aì, infelizmente. Um outro movimento surgiu, para desviar ainda mais, a igreja da ortodoxia. É o movimento chamado Neo Pentecostalismo Judaizante. Esse movimento, além de oferecer toda essa podridao espiritual jà tao divulgada, ainda trouxe mais imundicia para dentro da igreja. Trouxe o resgate de sìmbolos do Antigo Testamento, como a reverencia à Arca do Testemunho, o uso do chofar, do candelabro, de rituais, de paramentos e de ordenanças que a igreja do Novo Testamento jà havia abolido. Parte da igreja voltou a se judaizar. Parece que nem tiveram conhecimento da carta de Paulo aos Gàlatas "Admira-me que tao depressa estejais passando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho. Oh, insensatos Galatas!" (Gàlatas 1:6; 3:1-5).

Nilton Marchesini

Nenhum comentário:

Postar um comentário