Ao amigo leitor - All'amico lettore

Caro amigo virtual, bem vindo ao Scritturistico. Se gostou, por favor, divulgue aos outros. Se nao, sinta-se a vontade para escrever-me, através do email: nilferitaly@gmail.com

Caro amico virtuale, benvenuto allo Scritturistico. Se ti è piaciuto, sei pregato di divulgare agli altri. Se non, sei libero per scrivermi, attraverso l'email: nilferitaly@gmail.com

sábado, 1 de outubro de 2011

MODERNISMOS TEOLOGICOS EM PROSPECTIVA


(PARTE II E ULTIMA DO ARTIGO: MODERNISMOS TEOLOGICOS)

(texto de Nilton Marchesini)

E assim, depois de termos feitos essa pequena retrospectiva històrica, chegamos de novo ao nosso tempo, para continuarmos o argumento proposto no inìcio deste texto. É nesse contexto que estamos circundados de tantas igrejas, tantas denominaçoes, tantos grupos, e novos surgindo a cada dia, cada um com uma novidade evangèlica, para tentar agradar aos seus fiéis e arregimentar mais membros que os outros grupos. A mania é ser megalomaniaco. Igreja Internacional disto, igreja Universal daquilo, igreja Mundial daquilo outro, e assim sucessivamente. Ter somente o tìtulo de pastor nao servia mais. Surgiram, entao, novas castas evangélicas: os bispos e os apòstolos. Nao me espanto se logo logo nao tivermos tambem os Papas evangèlicos. Muitos desses nao sao mais do que somente charlataes e mercenàrios da fè.
A mùsica evangelica merece um capìtulo a parte. Sao um dos pilares de tanto desvio da ortodoxia. Induzem a gente a assimilar seus ritmos e letras e de consequencia, a aceita-los como bìblicos, em detrimento do que ensina a Palavra de Deus. Suas letras nao instruem mais, nao edificam, e nem glorificam o nome de Deus. Sao letras que nao temos certeza se sao um louvor a Deus, ou uma declaraçao de amor a alguém que amamos. E se tem uma letra com roupagem evangélica, seu conteùdo nao passa pelo crivo da hermeneutica bìblica. Sem falar que sao uma repetiçao infindàvel de frases e estrofes que mais se assemelham a um mantra que a canticos de louvor (teremos tempo, nos pròximos nùmeros, de avaliar uma boa parte desses canticos). Mais escandaloso é a cifra milionària que esses inescrupulosos exigem para cada uma de suas performances, além de uma lista de exigencias paralelas, como hoteis de luxo, carros chiques para o transporte, nùmero de pessoas que nao pode ser pouco, e quanto mais, maior o cachè, e assim por diante.
Coisas horripilantes surgiram no seio da igreja, e muitos estao sendo enganados.
O catolicismo e o sicretismo voltaram para dentro das igrejas. O comércio desenfreado dentro das mesmas jà tem o aspécto de despachos evangélicos. Rituais de manifestaçoes carismàticas mais se parecem com as manifestaçoes demonìacas dos terreiros de macumba do que com a manifestaçao da graça de Deus. Exibicionismo é a palavra de ordem. Tem os que promovem o caso do dente de ouro, tem os que adotam o sorriso santo, outros que preferem o cair do Espirito, e, sem exagero, até os que ja praticam o vomito do Espirito. Os pregadores foram substituìdos pelos animadores de auditòrios.O mundo veio para dentro da igreja. Muitas delas ja estao participando festivamente até de desfiles de carnaval. Pessoas famosas do mundo da prostituiçao e da mùsica mundana sao convidados a se converterem mas sem serem obrigados a abandonar seu estilo de vida pecadora. Podem continuar posando nu para a playboy ou cantar nas discotecas. E o pior, pasmem, jà existem atè pastores homosessuais com igrejas voltadas para agregar pessoas com essa tendencia e pràtica.
Confirmando a mensagem da figura acima, cito o texto de Jesus que diz: "Se um cego guiar outro cego, ambos cairao na cova" (Mateus 15: 14). O resultado de tudo isto é visìvel. Como estao as familias das igrejas? Sao mais sòlidas que as dos nao crentes? nao necessariamente. Os ìndices de divòrcio entre os evangèlicos sao quase os mesmos da sociedade laica; os dependentes de tabaco ou àlcool tambem. O ìndice de gravidez antes do casamento é em escala sempre crescente. Infidelidade conjugal, crentes que tem o nome "sujo" na justiça, e uma infinidade de outros fatores nao menos agradàveis para macular o que deveria ser a igreja de Cristo.
Do outro front, tem a ICAR, que nao se contentando em ver seus fièis se debandando em massa para esses movimentos evangélicos, criou a estratègia do movimento carismàtico, que nao é outro que o mesmo movimento carismatico evangelico, com a roupagem catòlica, para tentar segurar seus fièis. O Papa Joao Paulo II teve que ir duas vezes ao Brasil, na sua ùltima dècada de vida, mas nem isto resolveu muito. E o atual Papa tambem jà esteve no Brasil, com o mesmo intuito. Mas foi ainda mais infeliz em seus objetivos.
Aqui na Europa, essa onda anomala ainda nao chegou com todo esse ìmpeto. Mas nao é porque a igreja aqui é mais prudente e conservadora, nao, mas sim, porque aqui hà muito tempo o evangelho deixou de ser uma prioridade na vida dos cristaos. As poucas igrejas que restaram, estao apenas sobrevivendo. Muitas delas ja nao existem mais, e seus templos ja se transformaram em bares, resutaurantes e atè boates. As que ainda estao respirando, nao estao empenhadas em dar prioridade ao Evangleho da Salvaçao em Jesus Cristo, mas se preocupam somente com uma mensagem puramente humana, como multiculturalismo, refugiados, discriminaçao social, pobreza, doenças, apoio a minorias sociais e coisas do genero.
O que aconteceu com a igreja do Seculo XXI? Nao se chora mais quando uma pessoa nao se converte. Nao se emociona mais quando um jovem decide se consagrar ao ministerio. É uma igreja seca, sem vida, sem frutos dignos de arrependimento. A igreja nao é mais a fonte de bençao e de graça. Està havendo excesso de movimento na igreja, mas também a ausencia de despertamento. Nunca a igreja cantou teve tanta musica e nunca foi tao analfabeta de Biblia. Deus tem muitos motivos para ficar irado conosco. Ah, irmaos, ainda bem que o Senhor é longanimo em minericòrdia para nos perdoar os pecados.
Sinto a vontade de orar como o profeta Habacuque: "aviva a tua obra Senhor, traz vida para a tua obra". Se Habacuque fosse nosso contemporaneo, oraria: Senhor, ensina de novo a tua igreja a ser igreja, a entender que a sua missao nao é esta que està realizando, mas é outra.
Quando os crente experimentam uma renovaçao espiritual, levam a igreja a experimentar um avivamento e a naçao a receber um despertamento espiritual. Mas nao é isto que està acontecendo em nossas igrejas e em nossa naçao. Temos uma estatìstica de que somos jà quase 30% de evangélicos, mas nao temos forças nem propòsitos para estancar a corrupçao moral e espiritual que dilagam em nossa pàtria.
A minha ùnica alegria em meio a toda essa parafernàlia evangèlica, é saber que ainda hà um povo separado, um povo santo, joelhos que nao se dobraram diante de toda essa pressao, idolatria e sincretismo religiosos propostos pela cùpula religiosa e aceitos pela massa ignara.
Como diz um antigo cantico evangèlico: "Nas lutas e nas provas, a igreja segue caminhando, segue caminhando, segue caminhando". Contra tudo, e contra todos, conta com o ùnico apoio de que necessita: o do Senhor Jesus Cristo, pois é Ele quem nos vè, e é Ele quem nos recompensa, nesta vida, mas muito mais na vida depois da morte.
Là, sim, no céu, a verdadeira igreja serà gloriosa. Là sim, serà sem infiltraçoes e infiltrados. O joio serà retirado. O falso crente nao farà mais parte de sua assembleia. Nem os que se deixaram enganar por esse falso evangelho.
Viveremos com o Cristo que por nòs morreu e ressusitou. E como Ele è, nòs também haveremos de ser.
Ora, ao Rei eterno, imortal, invisìvel, ao ùnico Deus, seja a honra e glòria para todo o sempre, amém! (I Timoteo 1:17).

Nilton Marchesini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário