Ao amigo leitor - All'amico lettore

Caro amigo virtual, bem vindo ao Scritturistico. Se gostou, por favor, divulgue aos outros. Se nao, sinta-se a vontade para escrever-me, através do email: nilferitaly@gmail.com

Caro amico virtuale, benvenuto allo Scritturistico. Se ti è piaciuto, sei pregato di divulgare agli altri. Se non, sei libero per scrivermi, attraverso l'email: nilferitaly@gmail.com

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CUIDADO COM A GAFE DO CRISANTEMO!!!

Texto de Nilton Marchesini

Se voce é um homem romantico e gosta de dar flores à mulher amada, a Italia é uma òtima sugestao de viagem, mas atençao!!! Estando na Italia, nao cometa a gafe de presentea-la com o crisantemo. Antes de explicar o porque, vejamos um pouco do que é essa flor ao redor do mundo.
O crisantemo é uma for que existe hà mais de 2500 anos, sendo de origem oriental, mais precisamente chinesa, cujo significado original é "flor de ouro", embora seja muito difusa tambem no Japao. Nesses dois paìses ela tem a popularidade que tem a rosa no ocidente.
É uma das flores mais amplamente cultivadas no mundo, sendo conhecida e comercializada em todos os continentes, especialmente aqui na Europa, por varias razoes, como:
Sua beleza e variabilità: existe em mais de 200 formas e cores, podendo ter flores pequenissimas, de poucos centimetros de diametro, ou flores enormes, com até 25-30 cm, e que pode ter de uma a centenas de pétalas; Pelo seu baixo custo de compra; Por ser uma flor que tem uma média de vida superior a tantas outras, sendo que algumas tem flores permanentemente; Por ser de fàcil cultivaçao e de pouco empenho de manutençao; Por ser uma planta que, ao contràrio de tantas outras, é forte e resistente ao clima frio do outono-inverno europeu (de setembro a março), distribuindo cor nas semanas cinzentas desse perìodo. Por esta razao, é chamada de "a rainha do outono".
Em todo o mundo essa flor tem o significado da vida que se renova. No oriente é definida como flor da vida e da felicidade. Em Coréia e China vem associada a eventos alegres, como festejamentos diversos e festas de casamento e aniversàrio. Na China e Japao vem oferecida às esposas. No Japao é flor nacional, e a cada ano o imperador abre os jardins da sua casa real para exibir suas novas e antigas espécies. O Escudo do Japao é reconhecido oficialmente como "Emblema da flor de crisantemo", e o emblema do Imperador é uma representaçao da flor de crisantemo de ouro. Por isto, o Japao também é conhecido como "O Império do crisantemo", sendo que a partir de 2005 é reconhecida por lei como planta nacional.
Na Inglaterra vem oferta quando nasce um filho, e Na China antiga, era venerada nao sò por sua beleza, mas como uma erva medicinal, pois era usada como remedio para varios fins, e até para se fazer uma certa bebida.  Esta flor nobre foi retratada freqüentemente como um símbolo de perfeição em muitas culturas. É um símbolo de simplicidade taoísta e perfeição.
Mas e na Italia? Porque nao é recomendado presentear a mulher amada com o crisantemo?
Porque na Italia essa flor tem um significado unico e diferente de todo o mundo. Aqui, essa flor é tradicionalmente reconhecida como o sìmbolo da dor, e é a flor abundantemente mais utilizada para ornamentar os caixoes e para presentear os defuntos, no dia de finados (principalmente as brancas e amarelas). Talvez pelo fato de que o dia de finados se dà no inicio do outono europeu, justamente quando essa flor desabrocha, sendo muito encontrada e com preço bem acessìvel. Mas também tem algumas lendas que justificam sua referencia com a morte, considerando que floresce no outono e inverno, também pode simbolizar a habilidade para mediar entre vida e morte, entre Céu e Terra.
Esta semana, por ocasiao do dia de finados, ouvi alguns testemunhos em uma ràdio, de mulheres que namoram rapazes de outros paìses, os quais, nao sabendo dessa particularidade da cultura italiana, mandam frequentemente buquets de crisantemos a elas. Algumas nao sabem como explicar a eles, outras fazem disto um caso engraçado, mas algumas, mais mìsticas ou exotéricas, ficam muito furiosas, por verem nisto um mal agouro, e chegam até mesmo a terminar o namoro.
Portanto, cuidado, homem romantico, se vier à Italia e quiser dar flores à tua amada. E cuidado, também, porque o crisantemo é a flor preferida das lesmas, mas isto jà é uma outra història. Evviva l'amore!

Nilton Marchesini



Nenhum comentário:

Postar um comentário