Ao amigo leitor - All'amico lettore

Caro amigo virtual, bem vindo ao Scritturistico. Se gostou, por favor, divulgue aos outros. Se nao, sinta-se a vontade para escrever-me, através do email: nilferitaly@gmail.com

Caro amico virtuale, benvenuto allo Scritturistico. Se ti è piaciuto, sei pregato di divulgare agli altri. Se non, sei libero per scrivermi, attraverso l'email: nilferitaly@gmail.com

terça-feira, 8 de novembro de 2011

LIMPE AS COLMÉIAS, JA!

*Texto de Valmir Ferreira dos Santos

A passagem do século XIX para o XX foi muito significativa para o mundo ocidental de um modo geral. Os anos iniciais do novo século traziam ao mundo invenções, novas idéias, e novas soluções aos antigos problemas. As novidades eram muitas e diversas: engenho fantástico, automóvel, telégrafo, lâmpada sem gás e sem pavio, telefone, fotografia, gravador, televisão, cinema, automóvel, avião, etc.
Dentre as inúmeras invenções que o ser humano vem realizando ao longo dos últimos séculos, sobretudo, a partir da Revolução Industrial e da consolidação do sistema Capitalista, eu destaco a invenção do aparelho de ar condicionado, fato que ocorreu no início do século XX.   
O americano Willis Carrier, após concluir seus estudos em engenharia mecânica pela Universidade Cornell nos EUA, foi trabalhar na Buffalo Forge Company. Nesta empresa metalúrgica, Carrier trabalhou arduamente na tentativa de solucionar um problema prático para uma gráfica em Nova Iorque. Ali, devido ao intenso calor, o papel acabava absorvendo a umidade do ar quente o que prejudicava em extremo o trabalho de toda a empresa. Outro problema era o das cores impressas que nos dias úmidos não se alinhavam nem se fixavam com as cores impressas em dias mais secos, o que gerava imagens borradas e obscuras. Por meio de muitos estudos e experiências, Carrier conseguiu controlar a temperatura e a umidade do ar da gráfica.  Desta forma, em 1902, ele projetou e construir o primeiro aparelho de ar condicionado. Bem, os desdobramentos desta história você já sabe.
O uso do aparelho de ar condicionado vem a cada dia ganhado mais espaços e ambientes no mundo todo, inclusive em minha casa. Dizem que a dor não tem memória, mas eu me recordo com muito sofrimento das noites quentes da Cuiabá com temperaturas que ultrapassavam os 32 graus em plena madrugada.
Com muita dificuldade, pagando em “suaves” prestações adquiri o meu primeiro aparelho de ar condicionado Cônsul 10.000 Btus.
Uma experiência muito marcante foi quando em uma destas noites, percebi que o ar do quarto, estava muito quente, apesar do mesmo estar ligado na mais baixa temperatura e na mais alta velocidade. Que coisa estranha! Pensei. O problema só foi solucionado quando, ao abrir o aparelho, o técnico em refrigeração me informou a razão do meu sofrimento: “As colméias estão totalmente entupidas de sujeiras por falta de uma limpeza regular que deveria vir ocorrendo regularmente a cada seis meses”, Disse ele. (colméia é o nome de um componente interno do aparelho, responsàvel pela filtragem e purificaçao do ar, em palavras pobres). Pronto! Este era o problema, estava óbvio demais para ser verdade. Afinal, o serviço foi realizado em poucas horas, e eu nunca mais deixei as colméias ficarem sujas.
Aprendi uma grande lição com este episódio: É imperioso que cuidemos das “colméias” da nossa mente e coração para que não fiquem entupidas com as “sujeiras” desta vida. Todas as vezes que nos sentimos magoados e não procuramos solucionar a questão, quando abrigamos em nosso interior mágoa, ódio, ressentimento, medo, etc., estamos permitindo que sujeiras se instalem nas colméias do nosso ser. Quando as colméias do ar condicionado de minha residência estavam sujas, a minha saúde e a de minha família estavam em perigo, pois, o ar estava “poluído”, “contaminado”. Sem falar no desperdício de energia elétrica, paguei um preço caro por isto. O mesmo ocorre com o “ar” das nossas empresas e localidades onde as colméias não passaram pelo processo da higienização.
Como limpar as colméias da nossa alma? Não existem regras pré-fabricadas e nem fórmulas mágicas para tal. Muito menos, algum produto milagroso que irá resolver o problema num piscar de olhos. O vai de fato solucionar a questão é uma mudança de comportamento, a assimilação de um conjunto de hábitos saudáveis e de valores morais. Mudança de pensamento e no pensamento. Para não deixar a lista extensa demais: liberar perdão, pedir perdão, amar a todos, ser grato, respeitar e reconhecer as diferenças a as virtudes de cada um, falar a verdade, praticar a justiça, ser honesto consigo mesmo e com os demais, não julgar, saber lidar com as críticas e com o fracasso, sonhar, atitude, atitude, atitude.

É isso aí! Limpe as suas “colméias” já!
Um abraço refrigerado.

*Valmir Ferreira dos Santos é, a partir de hoje, colaborador permanente
 deste blog, e sua biografia està na seçao "colaboradores", ao alto do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário