Ao amigo leitor - All'amico lettore

Caro amigo virtual, bem vindo ao Scritturistico. Se gostou, por favor, divulgue aos outros. Se nao, sinta-se a vontade para escrever-me, através do email: nilferitaly@gmail.com

Caro amico virtuale, benvenuto allo Scritturistico. Se ti è piaciuto, sei pregato di divulgare agli altri. Se non, sei libero per scrivermi, attraverso l'email: nilferitaly@gmail.com

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

HOJE FOMOS VITIMAS DO TERREMOTO! E POR FALAR EM TERREMOTO...

(texto de Nilton Marchesini)

Nao estou exagerando! Hoje nòs fomos testemunhas vivas (graças a Deus que nao fomos "testemunhas mortas") de um terremoto. O terremoto que abalou o norte da Italia, nas Regioes (Estados) do Veneto (Cuja Capital é Veneza) e Emilia Romagna (Cuja Capital é Bolonha), se fez também sentir aqui na Lombardia (cuja Capital é Milao, onde moramos). Nao foi um terremoto destruidor como o de 2010, em Aquila, mas no epicentro foi de mais de 4 graus na escala Richter. Aqui em Milao, estamos a uma distancia entre 100 e 150 km do epicentro, e portanto, o tremor foi bem mais leve. O primeiro tremor de terra aconteceu na alta madrugada, o segundo, por volta das nove horas da manha, e o terceiro, ao fim da tarde. Eu mesmo, nao me dei conta de nenhum dos tres, o primeiro, por estar dormindo, e o segundo, por estar trabalhando, dirigindo o caminhao na estrada. A minha esposa também diz que nao sentiu nada, mas no seu local de trabalho, pessoas ao seu lado, sentiram e disseram ter visto os quadros da parede balançando. Meus filhos estavam na escola e disseram ter sentido também, sobretudo o primogenito, pois na aula de quimica, os intrumentos se moviam sozinhos. Mas, como disse, nada mais do que isto aconteceu. Nenhuma casa desmoronada, nenhuma pessoa ferida, apesar do susto.
Esta foi a segunda vez que Milao tem um pequeno tremor de terra, desde que aqui chegamos, em 2003. Mas mais no sul do paìs, tremores como este sao bem mais frequentes, pois a Italia é um dos paìses com o maior ìndice de abalos sìsmicos do mundo. De tempos em tempos, grandes terremotos acontecem, e destroem cidades e mais cidades, matando centenas de pessoas.
E por falar em terremoto, eu gostaria de fazer referencia a outros terremotos acontecidos e registrados. Nao registrados em algum livro de història, ou de geografia, ou de ciencias. Mas registrados na Augusta Palavra de Deus.
No Antigo Testamento, pelo menos dois livros fazem mençao a um grande e terrivel terremoto acontecido nos dias do rei Uzias, de Judà (Amos 1:1; Zacarias 14:5). Um outro terremoto està registrado em I Reis 19:11-12, no Horebe, monte ao sul de Israel. Antes desses, tem o terremoto dos dias do rei Saul (I Samuel 14:15), quando os Judeus conseguiram derrotar os filisteus em batalha. E tem ainda o primeiro de todos, na Biblia, em Exodo 19: 18, quando Deus estava dando as leis a Moisés, no monte Sinai.
O Novo Testamento também faz citaçoes de pelo menos 5 terremotos. Um em Atos (16:26), quando um terremoto em Filipos abriu a porta do càrcere onde estavam presos Paulo e Silas. Um em Apocalipse 11:13 (que pode ser interpretado como futuristico, pretérito ou simbòlico, de acordo com a corrente interpretativa), onde foram (serao - teriam sido) mortas sete mil pessoas, depois da ressurreiçao das duas testemunhas e pouco antes do soar da sétima trombeta.
Ainda em Apocalipse (16:18), registra-se um terremoto como jamais houve na terra, em todos os tempos. Um terrificante terremoto de proporçoes inimaginàveis, que destruirà inteiras cidades de muitas naçoes, afundarà ilhas e esmiuçarà montes, e mudarà completamente a carta geogràfica mundial. Me vem o arrepio somente de pensar.
Mas voce sabe o que todos esses terremotos biblicos tem em comum? Uma sò coisa: fazer com que o nome de Deus seja conhecido e glorificado. Despertar o temor a Deus no coraçao das pessoas. Fazer as pessoas reconhecerem que Deus é soberano sobre tudo e todos. Em Reis, o amedrontado e fugitivo Elias reconheceu que Deus é onisciente e onipresente, e que dirige a sua vida e a història. Recobrou sua coragem e voltou à cidade para continuar o seu ministério profético no paìs. Em Samuel, o terremoto foi uma confirmaçao do sonho de Jonatas, de que Deus estava com o povo de Israel, para liberta-los da opressao filistéia. No Exodo, é uma demonstraçao do poder de Deus, e da sua presença santa em meio ao povo, "de maneira que todo o povo que estava no arraial se estremeceu" e se consagrou mais ao Senhor. Em Atos, o terremoto contribuiu para a conversao do carcereiro. Em Apocalipse 11, diz-se que os que nao morreram, "ficaram muito atemorizados, e deram gloria ao Deus do Céu". E em Apocalipse 16:18, no ùltimo e mais terrivel dos terremotos, hà um cunho mais evidente do derramamento do "càlice" da ira de Deus, precedentemente aos ùltimos episòdios que antecedem a volta do Salvador.
Todos esses terremotos biblicos tem uma sò coisa em comum: fazer com que o nome de Deus seja conhecido e glorificado. Despertar o temor a Deus no coraçao das pessoas. Fazer as pessoas reconhecerem que Deus é soberano sobre tudo e todos.

Mas nenhum desses citados é o alvo de meu foco hoje. Prefiro me deter em outros dois importantìssimos terremotos citados no Noto Testamento, e é exatamente sobre esses dois que eu gostaria de chamar a tua atençao.
Ambos fazem referencia aos ultimos acontecimentos da paixao de Cristo.
Um deles està em Mateus 27:50,51, e aconteceu exatamente no momento preciso da morte de Jesus. O texto diz: "E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito.
E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo;
e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras".
Alguém ja parou para pensar sobre isto? Porque um terremoto no exato momento da morte de Cristo? E no mesmo local? Nao foi nenhuma coincidencia, nao. Foi providencia divina mesmo. E havia um propòsito basilar. Nao era somente uma homenagem da terra à divindade de Cristo no momento de sua maior humilhaçao, assim como as trevas ao meio dia tinham sido uma homenagem do firmamento e tudo o que ele contém. Serviu, sim, como cumprimento de um milagre estupendo e interessante ao homem. O milagre do quebrantamento do coraçao humano e de sua rendiçao a Deus. O texto continua, dizendo que com o terremoto: "abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos. E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus" (grifo meu).
Diante de um quadro de tamanho estupor, nenhum ser humano pode manter a calma. O pavor toma conta, e nesse momento, descobre que existe mais coisa entre o céu e a terra do que imagina a sua và consciencia. E nesse momento, se rende àquele que é maior do que a vida e a morte. Reconhece que Deus é o Senhor, e que verdadeiramente Jesus é o Filho de Deus. Foi para isto que Jesus Cristo veio a este mundo. Para que saibamos que Ele é Deus, e que, como Deus, somente Ele pode nos dar a eterna Salvaçao.
Deus nao tem prazer na morte do pecador. Deus deseja salvar a todos, e para isto, pode fazer uso de fenomenos naturais, seja como sinal de seu juizo divino, como advertencia ao pecador, seja como sinal para que reconheçam a presença do Deus vivente, justo e onipotente. Quem reconhece a soberania de Deus nesse momento, tem os seus olhos abertos para a fé, reconhecem suas culpas e dao glòria a Deus do céu, que reje o universo com o Seu poder e o governa segundo verdade e justiça. Ao mesmo tempo, recebe o perdao divino e a Sua salvaçao, em Jesus Cristo, através do Espirito Santo.
O segundo terremoto envolvendo Jesus se deu tres dias depois de sua morte, ou seja, no domingo de manhazinha, por ocasiao de sua ressurreiçao. Quando as mulheres chegaram ao sepulcro, a pedra que servia de porta havia sido removida pelo tremor do terremoto, acontecido pouco antes. Chegando ao sepulcro, as mulheres viram os guardas prostrados em terra e o anjo assentado na pedra. É preciso chamar a atenção ao fato que a pedra não foi removida com o fim de libertar o Senhor, o que seria desnecessário, mas para permitir que as mulheres entrassem, pois elas nao conseguiriam empurrar a pedra. Deus queria que elas fossem testemunhas oculares da ressurreiçao de Seu filho.
O Cristo que elas julgavam estar morto, estava mais vivo do que nunca, pois estava vivo para nunca mais morrer. Ele havia derrotado a morte. E essa noticia tinha que ser divulgada. O Salvador nao està morto. Ele vive. E a vitòria dele sobre a morte trouxe nova esperança para seus seguidores. Eles puderam reconhecer que Jesus Cristo é o Senhor, e renovaram seus votos de fidelidade a Ele.
Somente quem tem um encontro com o Cristo vivo, consegue entender todo o proposito da vida. Somente quem tem um encontro com Cristo, consegue abrir seu coraçao a Ele. Deus aspira a um encontro entre Cristo e nòs. E se para haver esse encontro, Ele precisa permitir um terremoto, nao tenha duvida de que Ele o farà. Ele fez isto hoje. Recebi um telefonema de uma irma em Cristo, dizendo que uma senhora muçulmana lhe telefonou pedindo que ela orasse por sua vida, pois estava com medo. E quantas outras pessoas também nao tiveram, no medo, um desejo de voltar-se para Deus?
Caro amigo, o que està esperando? Hoje é dia de aceitar a salvaçao. Se ouvir a voz de Deus, nao endureça o teu coraçao, pois amanha pode ser muito tarde. Hoje Cristo quer te salvar.
E que o Senhor a todos nos abençoe. Amém!

2 comentários:

  1. Fala pastor Nilton tudo bem? Se lembra de mim? rs.
    Muito bom seu blog e li o artigo sobre os terremotos, concordo contigo. Geralmente as pessoas vêem isso como uma tragédia, e perguntam o por que Dele deixar isso acontecer. Mas é para que Sua Glória seja manifestada e para que voltemos para ELE.

    Irmão, sinto muitas saudades de vocês, de verdade, mesmo pelo pouco tempo, as vezes tenho a sensação que deveria ter ficado, quem sabe volto, se arrumar um emprego ai pra mim! hehe
    Brincadeiras a parte, parabéns pelo blog e dê um abraço no seus filhos, na esposa e em todos ai.

    Deus vos abençoe,

    Giuseppe.

    ResponderExcluir
  2. paz do senhor pastorzao,que Deus te abemçoe sempre que nenhum tremor possa atingir vc e a tua familia que possas sempre ter argumentos brilhantes, verdadeiros e edificantes.do teu amigo betto11

    ResponderExcluir