Ao amigo leitor - All'amico lettore

Caro amigo virtual, bem vindo ao Scritturistico. Se gostou, por favor, divulgue aos outros. Se nao, sinta-se a vontade para escrever-me, através do email: nilferitaly@gmail.com

Caro amico virtuale, benvenuto allo Scritturistico. Se ti è piaciuto, sei pregato di divulgare agli altri. Se non, sei libero per scrivermi, attraverso l'email: nilferitaly@gmail.com

sábado, 10 de setembro de 2011

22 HARMONIAS ENTRE A BIBLIA E AS CIENCIAS

22 HARMONIAS ENTRE A BIBLIA E AS CIENCIAS (Parte I)

(texto elaborado a partir de um artigo de Dawlin A. Urena, do site
"Antesdelfin.com"; o qual foi traduzido, adaptado e ampliado por Nilton Marchesini)


Tenho certeza que em algum momento você já deve ter ouvido alguém dizer que a Bíblia deveria ser usada apenas como uma fonte de questões teológicas, e não como uma fonte confiável para tentar explicar a natureza físico-química. Quem pensa assim, argumenta que as Escrituras são uma fonte rica de informações regulamentares, morais, teológicas, religiosas, inspiradoras, e assim por diante, mas não permite a possibilidade de que a Bíblia, que os cristãos alegam ser a Palavra de Deus, possa conter informações que, mesmo remotamente, serviam para a ciência.
Certa ocasiao, um homem disse: "A Bíblia pode atè servir como instrumetno de direçao moral, espiritual, etc., mas não serve como um tratado científico e não é útil para compreender precisamente o mundo natural. Para isso Deus nos deu o cérebro".
Deveriamos ter cuidado quando usamos o nosso conhecimento cientifico para combater os ensinamentos biblicos, sem conhece-los. A partir da teoria de Charles Darwin, sobre o Evolucionismo, a Biblia passou a ser ainda mais atacada e criticada do que sempre fora. Mas nos ultimos anos, quanto mais a ciencia avança com novas descobertas, mais e mais ela vai ao encontro das afirmaçoes biblicas, comprovando o que là està escrito.
Porque, se a Bíblia afirma ser inspirada por Deus, mas do outro lado contém "erros" e "equivocos", seria invalidada como a Palavra de Deus. Assim, sem mais delongas, nós submetemos a Bíblia, a Sagrada Escritura, a um teste e você, amigo virtual, serà o júri! Você é o júri, se a Bíblia està ou nao em harmonia com a ciência. Se não, se ela contém algum erro ou incompatibilidade com a ciência, então eu dou todo o direito de não confiar nela.
Voce, ao final, se renderà conta de que o "homem da ciência", levou milhares de anos para finalmente perceber que o que foi recentemente descoberto por ele jà era patenteado pelo livro chamado Bíblia, ha mais de dois mil anos. Hà mais ou menos 15 anos, uma descoberta revolucionou o mundo cientifico. Dizia que cientistas americanos e escoceses descobriram uma galàxia que tem pelo menos um bilhao de anos antes do big ben. Ora, se o Big Ben é a origem de tudo, como esta glaxia teria surgido antes? Os cientistas disseram que teriam que refazer todos os calculos novamente. Mas uma coisa é certa: a Biblia nunca precisou se contradizer a si mesma. Suas verdades sao imutàveis e universais. "Eu destruirei a sabedoria dos sábios (cientistas), e aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está a ciência?... Não tornou Deus, louca a sabedoria deles?" (1 Coríntios 1:19-20).
Como farei para comprovar a harmonia entre a Bìblia e a ciencia? Bem, o paradigma cientifico da humanidade é a possibilidade de observaçao. Tudo o que nao pode ser observado nao é ciencia. A observaçao é o ponto chave do cientificismo. A Biblia nao se funda, originariamente, no mètodo da observaçao, mas sim, na Revelaçao, que nao é considerada um mètodo cientìfico. Acontece que ninguém estava presente na origem do universo, seja ele originado de uma evoluçao casual ou de uma criaçao propositada. Portanto, o que determinarà a verdade, nesse caso, sao as avidencias da natureza, e os axiomas e postulados elaborados a partir das observaçoes feitas na propria natureza. Inicio a comparaçao entre a Ciencia e a Biblia, com as duas leis mais afirmadas do mundo cientìfico, e que tem supremacia sobre todas as demais leis:

1°) Harmonia na Física - A Primeira Lei da Termodinâmica
(Lei da conservaçao da massa e energia)
O grande postulado da criaçao diz que Deus, um agente externo ao universo, criou todas as coisas pela Palavra do Seu poder. Houve um ato de criaçao. Em Gênesis 2:1 lemos: "Assim, pois, foram acabados os cèus e a terra, e todo o seu exèrcito". Além disso, em Hebreus 4:3 lemos: "As obras (de Deus) foram acabadas desde a fundação do mundo". A frase "e todo o seu exército" (em versões posteriores: "e tudo o que neles há") em hebraico tem o significado de "tudo que eu tinha" ou "tudo o que era." Tanto o escritor de Gênesis, como o escritor aos Hebreus atestam o fato de que nada tem sido adicionado ao universo, e tudo foi "feito" no momento mesmo de sua origem.
Os registros históricos mostram que o conceito que o homem tinha do universo, nunca tinha sido considerado como a última palavra. Acreditava-se que houve uma criação contínua de seres vivos e o desaparecimento de outros por razoes inexplicadas. No século XX, porèm, um cientista judeu, Albert Einstein, formulou as leis da termodinâmica, e Einstein acrescentou que essas leis seriam "irrevogáveis" (irrevogável significa que essas leis não podem ser alteradas ou deixadas sem efeito). Em outras palavras, estas leis postulam os princípios absolutos. O assunto termina ali!
A Primeira Lei da Termodinâmica é considerada a mais importante e fundamental de todas as leis da física. Esta lei estabelece que "a soma de toda a energia do universo permanece constante, mas uma forma de energia pode ser convertida em outra forma de energia. O tamanho, forma, etc, pode ser mudado, mas a soma total da massa não pode ser mudada" (Enciclopédia Britânica de 1998). Em palavras simples, essa lei afirma o seguinte: A energia nao pode ser criada nem destruìda. Pode adquirir varias formas e massas, e pode passar de um estado para outro, mas a quantidade total de energia no universo é sempre igual.
Esta lei nos ensina que não houve criação ou destruição de matéria ou energia em qualquer lugar do universo, e que o universo está trabalhando com a mesma matéria e com a mesma força ou energia com que começou. Lembre-se que esta lei é a mais básica e importante em toda a Fìsica.
A Bíblia, a nossa tao abusada, atacada e vilipendiada Bíblia, que para muitos só serve para dar ordem moral, nao sendo um tratado científico, é o mesmo livro que nos ensina, há milhares de anos, esta grande verdade cientìfica: "Foram terminados os céus ea terra, e todo o seu exército". As obras (de Deus) (incluindo matéria e energia) foram acabadas desde a fundação do mundo. Como é assombroso e maravilhoso isto! Os evolucionistas dizem que a evoluçao é global e està em contìnua expansao. Dizem que a matéria sempre existiu e que através de sucessivas mutaçoes foi passando de seres unicelulares a seres complexos. E o processo de mutaçao continua. Entao, o evolucionismo està errado e a biblia tem razao, em perfeita harmonia com a Ciencia.

2°) Harmonia na Física - Segunda Lei da Termodinâmica
(A Lei da decomposiçao ou da decadência)

Em Hebreus 1:10-11 lemos: "No princìpio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os cèus sao obras das tuas maos. Eles perecerao; Tu, porém, permaneces. Sim, todos eles envelhecerao qual vestido." (ver também Gênesis 3, Isaías 51, Salmo 102:25-26 e Romanos 8:20-22).
O que esses autores se referem quando dizem que a matéria, as coisas tangíveis "envelhecerao como uma roupa" é que as coisas serao decompostas ou sofrerao um declínio físico ao longo do tempo. Estes escritores bíblicos apresentam o universo em um estado de decomposiçao constante a partir da sua posição inicial perfeita.
A primeira indicação que a ciência teve de que o universo estava "ficando velho" e que estava se "gastando", foi quando a Segunda Lei da termodinâmica foi formulada.
Encarecidamente, peço aos leitores de lembrarem-se que nao estamos usando a Bíblia como fonte de referencia cientìfica. Na verdade, estamos somente demonstrando que "nada é novo debaixo do sol", e que a ciência moderna não està apenas que descobrindo o que a Bíblia ensina há milhares de anos: que Deus, um agente externo ao universo, nao somente criou tudo do nada, mas tambem criou tudo com leis perfeitas e sincronizadas.
A Segunda Lei da Termodinamica declara que a quantidade total de energia útil é reduzida a um ponto tal que o poder e energia está se tornando inutilizável, e mais importante, que esta "transformação" é "irreversível e irrevogável."
Para você entender um pouco mais claramente a importância do conceito da presente lei, vou dar alguns exemplos simples: Essa lei explica que uma máquina pode ser construída com uma eficiência de 100%, mas que o movimento perpétuo dessa máquina é algo impossível de se obter, pois chegarà um momento em que ela serà totalmente depreciada.
Esta lei afirma que o universo caminha de niveis organizados para nìveis cada vez mais desorganizados. A Biblia diz exatamente isto, que Deus fez o mundo perfeito, e com a entrada do pecado, entrou a deteriorizaçao de tudo e a desorganizaçao, a qual tem somente aumentado. Mas o evolucionismo diz o contràrio: diz que o universo caminha de nìveis mais desorganizados para niveis mais organizados. Portanto, pela segunda vez em duas comprovaçoes, é a Biblia, e nao o evolucionismo, que està em perfeita harmonia com a ciencia.

No entanto, lembre-se que a Bíblia repetidamente fala também de uma intervenção sobrenatural do Criador na criação. Ele irá destruir a presente criaçao e criar uma nova."Novo céu e nova terra". Esses continuarão e nunca se gastarao, talvez porque Deus vai reorganizar a reciclagem de energia que possivelmente existia antes do dilúvio (ver também Apocalipse 21:1 3:13, Isaías 65:17 e 66:22 e 2 Pedro), ou entao, vai criar um novo mundo com elementos completamente desconhecidos a nòs hoje, pois Ele é capaz de fazer isto. Criou uma vez o tudo do nada, nao poderia faze-lo de novo?

3°) Harmonia na Física - A 3ª Lei da Termonidamica
(Lei da Causa e Efeito)
Esta Lei afirma que nenhum efeito é quantitativamente maior e qualitativamente superior à causa. Em suma, a causa deve ser sempre maior do que o efeito. Se você empurrar uma parede e for capaz de derrubá-la, então a sua força (a causa) deve ser maior que a força de resistencia que a parede lhe oferece (o efeito).
Em Gênesis 1:1, a Bíblia nos diz que Deus (a causa) deu origem à Criação (o efeito). Portanto, Deus é maior do que a sua criação.
Se do "Big Bang" apareceu a inteligência, entao, de acordo com essa Lei, a causa do Big Bang (?) deveria ser mais inteligente do que seu efeito: nós. Este é outro probleminha que os evolucionistas nao conseguem resolver, pois como o ser humano, um ser complexo, pode vir de uma matèria unicelular? Se fosse assim, o efeito teria sido maior que a causa. Somente um Deus superior, imcomparàvel, tremendo, poderoso, inigualàvel (Deus), poderia criar um ser inferior (nòs) (Jr. 32:17; Is. 55:8). Pela terceira vez o evolucionismo nao encontra respaldo cientìfico, enquanto a Biblia està em perfeita harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário