Ao amigo leitor - All'amico lettore

Caro amigo virtual, bem vindo ao Scritturistico. Se gostou, por favor, divulgue aos outros. Se nao, sinta-se a vontade para escrever-me, através do email: nilferitaly@gmail.com

Caro amico virtuale, benvenuto allo Scritturistico. Se ti è piaciuto, sei pregato di divulgare agli altri. Se non, sei libero per scrivermi, attraverso l'email: nilferitaly@gmail.com

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O DIA QUE DESAPARECEU DO CALENDARIO!

(Texto de Nilton Marchesini)
As linhas amarelas indicam o novo fuso horario

Semana passada ouvi uma reportagem na Televisao, que realmente me despertou a atençao. Foi a informaçao de que para os Samoanos (habitantes de um pequeno grupo de ilhas da Oceania) a sexta feira, trinta de dezembro de 2011 simplesmente nao existiria. Incrìvel, nao? Do tilintar das vinte e quatro horas de quinta feira, 29 (horario local), passariam à zero hora de sàbado, dia 31, saltanto a inteira sexta-feira, dia 30, como se esse dia nunca tivesse existido, o que, documentalmente, aconteceu.
Mas antes de explicar o porque, gostaria de fazer uma outra pergunta: "O que isto tem a ver comigo ou com o amigo que està lendo as pàginas deste texto? Posso antecipar que tem muito a ver, mais do que possamos imaginar, e mais à frente, explicarei o porque. Mas pelo momento, volto a dar algumas outras informaçoes sobre este fato interessante.
A Samoa, até hà pouco tempo chamada de Samoa Ocidental, e anteriormente, de Samoa Alemà, é um Estado Insular da Oceania, composto de um pequeno grupo de ilhas do Oceano Pacìfico meridional, na Polinésia, ao interno do Arquipélago das Samoas. Essas ilhas ocupam apenas menos de 3000 km² (para uma comparaçao, Campinas tem 887 km², Cuiabà tem 3.538 km² e Brasilia 5.801 km²). E contam, em tudo com nao mais de 214 mil habitantes.
Nao considerando essas pequenas ilhas, os paìses geograficamente mais pròximos da Samoa sao a Australia e a Nova Zelandia, e sao, também, os seus atuais maiores parceiros comerciais. E foi esta, exatamente, a razao que levou o paìs a tomar esta decisao de suprimir o dia 30 de dezembro do calendàrio. Isto porque, apesar de estarem geograficamente tao vizinhos, estavam separados de bem 23 horas no fuso horario. Até o dia 29, a Samoa tinha o seu fuso horario como sendo o mesmo do oeste dos Estados Unidos, pois estava a leste da linha convencional imaginaria do fuso horario de mudança de data, o qual corre em zig zag ao longo dos 180° do Meridiano de Greenwich (como na foto redonda menor). Essa linha imaginària de fuso horàrio jà durava hà mais de 120 anos, pois na época, os Estados Unidos eram a maior influencia na Samoa, apesar de Estar quase tres vezes mais longe desse paìs que a Nova Zelandia. Para passar a oeste dessa linha (como na foto retangular, em "close"), era necessario suprimir um dia inteiro do calendàrio, passando de menos 23 horas em relaçao a Nova Zelandia, a uma hora a mais. Passaram de UTC –11 a UTC +13 (UTC é a sigla de Tempo Coordenado Universal, cuja referencia é o horario do Meridiano de Greenwich. Por exemplo, o horario de Brasilia é UTC -4, pois està a 4 horas a menos em relaçao a Greenwich). Logo, eles que eram sempre um dos ultimos a festejar a chegada de um ano novo, agora passarao a ser uns dos primeiros.
Interessante é que seu vizinho mais pròximo, a Samoa Americana, sendo um territòrio americano, nao mudou o fuso horario, e passarà, portanto, a celebrar o ano novo 24 horas depois deles (A Samoa, ou Samoa Ocidental é um paìs autonomo e independente, mas a Samoa Americana nao é um paìs independente, pois pertence ao territòrio americano. Sao dois paises vizinhos, mas que a partir de 31 de dezembro ultimo, estao separados por 24 horas no fuso horario. Quando for meio dia nos dois paises, serà meio dia de um dia em um, e ao mesmo tempo, meio dia de um outro dia no outro. Olhando novamente o mapa acima, é possivel ter uma visao mais clara de o porque disto).
O que levou o paìs a essa mudança de data? Nada menos que motivos economicos. Como jà disse, esse arquipélago està economicamente ligado à Australia e Nova Zelandia, seus vizinhos, mas a distancia "temporal" era muito grande, precisamente 23 horas (menos). Por exemplo, enquanto na Nova Zelandia era meio dia de uma segunda feira, na Samoa era uma da tarde, mas do domingo, ainda. E cada vez que alguém andava de uma parte a outra, tinha que mudar o relògio em um dia, causando um sério problema para o dois paìses, nao somente do ponto de vista economico comercial. Mas agora, a diferença é de somente uma hora (a mais).
Agora, procuro responder à pergunta acima, sobre o que isto tem a ver comigo e com o meu amigo leitor. O que destaco, neste episòdio, é a possibilidade de se cancelar uma data do calendàrio. A possibilidade de nunca ter vivido um certo dia. Quem de nòs nao gostaria de ter a possibilidade de cancelar algum dia vivido? Cancelar uma inteira jornada do calendàrio? Certamente, nao escolheriamos cancelar uma data festiva, uma data alegre, uma data comemorativa, mas um dia triste, um dia de luto, ou mais precisamente, um dia em que cometemos algum erro grande, um pecado grave, algo de que nos envergonhamos de dizer e até temos remorso em lembrar.
Quem é que ja nao cometeu um grave erro, seja em relaçao a alguém, seja em relaçao a si mesmo, do que mesmo ja tendo se arrependido, prefereria voltar ao passado e cancelar aquela data, aquele evento, para ficar livre de uma vez por todas dessas lembraças amargas, desses pensamentos terrificantes?
Algumas pessoas sao ainda mais presas ao passado, por carregarem um complexo de culpa que vai além da realidade. Um sentimento que domina seus pensamentos e destròi todo o seu ser e pelo qual essas pessoas nao sentem paz interior. Pessoas assim, nao conseguem ser feliz em lugar algum, nem com pessoa alguma, pois sao perseguidas por sua pròpria mente. Podemos tirar férias de tudo e de todos, mas nao conseguimos tirar férias de nòs mesmos, de nossos sentimentos, e é por isto que pessoas assim sofrem tanto. Nao conseguem se perdoar. Nem toda a puniçao que aplicam a si mesmas é suficiente para liberta-las da culpa.
Por estarem presas ao passado, nao conseguem viver o presente e nem planejar o futuro. E ninguem consegue ajuda-las, pois nenhuma ajuda pode ser util, se nao começar pela pròpria pessoa. E se como cancelar uma data do calendàrio é uma coisa impossìvel, essas pessoas vao se arrastarao nessa vida nao vida até quando somente Deus sabe.
Cancelar uma data do calendàrio é impossivel. Mas nao é impossivel libertar-se de todos esses sentimentos de culpa, de magoa, de amargura, de odio, de remorso ou o que quer que seja. Existe um meio eficaz de se libertar de tudo isto. De se restaurar emocionalmente e psicologicamente. E a verdadeira restauraçao da vida de uma pessoa se dà somente pela açao poderosa de Deus, através de Jesus Cristo. Deus tem pleno poder para transformar completamente a nossa vida e restaurar tudo o que foi destruido e contaminado pelo pecado.
Mas a primeira e principal restauraçao que Deus proporciona, e da qual dependem todas as outras, é a restauraçao espiritual, a que restabelece o relacionamento do ser humano com Deus. Para que aconteca isto, é necessàrio que o ser humano reconheça no ministério e na pessoa de Cristo, o unico meio para a sua salvaçao. Quando a pessoa cre em Cristo, e o reconhece como o Seu suficiente Salvador e Senhor, Deus realmente o perdoa e cancela todos os seus pecados.
Nao existe um pecado que nao pode ser perdoado. Nao existe um pecador que nao pode ser restaurado. Aliàs, quanto maior o pecado, mais se faz presente a graça de Deus. Isto jà dizia o apòstolo Paulo, na carta aos Romanos. Tudo se faz novo em Cristo. O mesmo Paulo diz, em IICorintios 5:17 "Quem està em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo".
Humanamente, nòs classificamos os pecados como maiores ou menores, e de acordo com a nossa classificaçao, chegamos a dizer que tem pessoas que sao imperdoàveis, ou que sao incorrigìveis, de tanto erro que ja cometeram e cometem. Mas para Deus nao existe limite. E nao existe pecador que nao possa ser perdoado.
Um exemplo disto é o caso Biblico de Manassés. Esse homem foi um rei em Israel, que praticou todo tipo de coisa reprovàvel pelo Senhor, como idolatria, feitiçaria, necromancia, e até mesmo, sacrificou seus filhos no fogo, em homenagem a deuses do paganismo. E por ser o rei, o seu mau exemplo foi seguido por toda a naçao, e muitos o imitaram nessas pràticas hediondas. Mas chegou um tempo em que ele foi preso pelo exército babilonico e lançado em um calabouço. Naquela situaçao humilhante e de sofrimento, Manassés reconheceu que Deus é o Senhor e se arrependeu de todo mal que havia praticado. Orou fervorosamente e humildemente ao Senhor, confessando seus pecados e pedindo a restauraçao do Senhor. E sabe o que aconteceu? O Senhor ouviu a oraçao de Manassés! Isto mesmo. Deus aceitou o pedido de perdao de Manassés e o perdoou de todos os seus pecados. Deus cancelou todo o seu passado de pecado e o libertou de todo o complexo de culpa, da depressao, ou de qualquer outro sentimento negativo. Seria como se aqueles seus dias de erro tivessem sido cancelados do calendàrio. Como se nao tivessem jamais acontecidos. E ele aprendeu com o seu erro. E nao os cometeu mais. Nao porque tivesse morrido no càrcere, pelo contràrio. A Biblia diz em II Cronicas 33:13: "Quando ele orou, o Senhor atendeu ao seu pedido e o trouxe de volta a Jerusalém e ao seu reino. E assim, Manassés reconheceu que o Senhor é Deus".
Que bela història, esta. Deus perdoou a Manassés. E pode perdoar hoje também, a quem quer que seja, nao importa o que quer que tenha feito. Em Isaias encontramos: "...Ainda que os vossos pecados sao como a escarlate, eles se tornarao brancos como a neve; ainda que sao vermelhos como o carmesim, se tornarao como a là" (40:18).
E Deus està disposto a salvar também uma inteira naçao, caso esta se arrependa e se volta para o Senhor. Esta é uma promessa de Deus, em II Cronicas 7:14. E Deus jà deu prova de que nao falha com suas promessas. Ele perdoou uma inteira cidade, Ninive, quando esta se converteu com a pregaçao de Jonas, e a livrou de ser destruida.
Assim, nao seria a hora de mudar de vida, caso ainda nao o tenha feito? Nao deixe para amanha, poderia ser muito tarde. Como diz um hino de nosso hinàrio:


Quao espinhosa a coroa que Jesus por nòs suportou
Oh, quao profundas as chagas que nos provam o quanto Ele amou.
Eis nessas chagas pureza para o mais torpe pecador
pois que mais alvo que a neve o teu sangue nos torna, Senhor.


Se nòs a ti conferssarmos, e seguirmo a tua luz
tu nao somente perdoa, purifica também, oh Jesus
Sim, e de todo o pecado, que maravilha desse amor
Pois que mais alvo que a neve o teu sangue nos torna, Senhor.

Nilton Marchesini

Nenhum comentário:

Postar um comentário